UAI
Visão prejudicada

Motoristas são pegos usando Apple Vision Pro enquanto dirigem

Apple lançou o Vision Pro para unir mundo real com o virtual, mas usuários estão fazendo um mau uso da tecnologia

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Apple Vision Pro estão sendo utilizados por motoristas enquanto dirigem
Apple Vision Pro estão sendo utilizados por motoristas enquanto dirigem Fotos: Apple/Diulgação

Os amantes de tecnologia estão entusiasmados com o novo produto da Apple, o Vision Pro. O headset de realidade virtual da marca da maçã foi lançado apenas nos Estados Unidos e está dando um trabalhão, já que alguns usuários estão utilizando-o ao dirigir.

O Apple Vision Pro tem como proposta integrar o mundo real com o virtual. Apesar dos carros possuírem pacote de tecnologia, usar um aparelho que cobre seus olhos não é uma manobra recomendada quando se está no volante. O aparelho está à venda por US$ 3.499, aproximadamente R$ 17.350 quando convertido.

Pessoas são filmadas dirigindo com o Apple Vision Pro

Dante Lentini, de 21 anos, publicou um vídeo no X - conhecido anteriormente como Twitter- dirigindo seu Tesla Model Y Performance usando os óculos de realidade aumentada. Ao final do vídeo é possível observar um carro de polícia próximo ao seu veículo.

Isso deu a entender que Lentini teria sido abordado pelos agentes de segurança. No entanto, para o portal Quartz, o autor do vídeo afirmou que tudo não passou de uma esquete e que ele “estava no lugar certo, na hora certa”.

De acordo com Lentini ele teria feito uma encenação e que utilizou o Apple Vision Pro por um minuto. Tempo suficiente para colocar outras pessoas em situação de risco.

Outro motorista que foi pego usando o aparelho também dirigia um Tesla, mas dessa vez o modelo Cybertruck. O vídeo viralizou tanto que chamou a atenção do Secretário do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, Pete Buttigieg.

O secretário postou em seu perfil do X o vídeo da pessoa trafegando enquanto utilizava o Apple Vision Pro, Buttigieg lembrou que “todos os sistemas avançados de assistência ao condutor disponíveis hoje em dia exigem que o condutor humano esteja sempre no controle e totalmente envolvido na tarefa de condução”.

Apple previu uso indevido da tecnologia

O aparelho de realidade aumentada da marca apresenta um modo chamado de “pass-through”. Com ele ativado, o usuário do Apple Vision Pro enxerga o mundo real enquanto utiliza a tecnologia.

Mesmo assim, a marca instrui aos cidadãos que possuem a tecnologia que não os use enquanto “operam um veículo em movimento, bicicleta, maquinário pesado ou em qualquer outra situação que exija atenção à segurança”.