x
UAI
MARCA CHINESA

GAC revela data para apresentar carros no Brasil

Montadora, que faz sucesso na China, deve focar em elétricos e híbridos

Publicidade
GAC Aion Y
GAC Aion Y Foto: Divulgação

A GAC Motor anunciou, nesta sexta-feira (9), que sua estreia no Brasil acontecerá em duas semanas, ou seja, no dia 23 de maio. Em comunicado divulgado para a imprensa, a marca chinesa declarou que mostrará seus carros para o público brasileiro em um evento. 

Uma das principais montadoras da China, a GAC diz que seu primeiro lote com mais de 300 veículos elétricos já desembarcou no país. "Isso dá início a uma nova era de mobilidade sustentável e tecnologia avançada", comentou a fabricante, que deve focar em veículos elétricos e híbridos.  

Em nota, a GAC promete ter "um portfólio completo de veículos elétricos, híbridos e a combustão, além de um investimento de R$ 5,5 bilhões para garantir excelência em cada etapa: do desenvolvimento ao pós-venda". 

O aporte bilionário da empresa chinesa já havia sido anunciado em julho de 2024. Na época, a GAC Motor declarou que uma fábrica, centro de pesquisa e desenvolvimento, bem como um armazém para peças de reposição, estavam entre os planos. 

Quais carros chegam ao Brasil?

GAC Empow movido a fertilizante líquido amarelo lateral
GAC Empow pode ser um dos modelos vendidos no Brasil, apesar do baixo interesse por sedans Foto: Divulgação

A GAC fez suspense e ainda não revelou todos os carros que chegam ao Brasil. Porém, entre os modelos já vistos em testes por aqui, está o Aion Y, uma espécie de monovolume de 4,53 m de comprimento, sendo 2,75 m de entre-eixos. O modelo totalmente elétrico entrega 135 cv de potência e 22,9 kgfm de torque e promete muita modularidade interna, remetendo ao Honda Fit, por exemplo.

Na China, a marca revelou recentemente o Aion UT, um compacto elétrico que pode desembarcar no Brasil para brigar com o BYD Dolphin e GWM Ora 03 e mede 4,27 metros de comprimento, sendo 2,75 m de entre eixos com motor de 135 cv e alcance de 600 km no ciclo de medição chinês.

Entretanto, a marca deve começar a operação no Brasil com SUVs híbridos, considerando o maior potencial que esse segmento oferece.