x
UAI
O que pode significar?

Max Verstappen usa nome falso para andar de Ferrari; entenda

Piloto aproveitou pausa nas atividades da Fórmula um para testar carro de corrida da Ferrari

Publicidade
Verstappen usou macacão com próprio nome, o que ajudou a estragar o disfarce
Verstappen usou macacão com próprio nome, o que ajudou a estragar o disfarce Foto: Reprodução/Redes Sociais

Max Verstappen é o principal nome da Fórmula 1 nos últimos anos. Tetracampeão, e detentor do título mundial da categoria, seu futuro é muito discutido entre os fãs da categoria. Nesta sexta-feira (09), o holandês foi flagrado realizando testes com uma Ferrari de corrida na Alemanha.

Quem acompanha o esporte sabe que Verstappen gosta de correr, seja na Fórmula 1, em simuladores e em carros de outras categorias. Geralmente, o piloto realiza testes privados na Europa com carros de sua equipe de competição, a MaxVerstappen.com Racing.

Ferrari 296 GT3 usada por Max Verstappen; patrocinios com nome do site e marca do piloto são comuns
Ferrari 296 GT3 usada por Max Verstappen; patrocinios com nome do site e marca do piloto são comuns Foto: Reprodução/Auto Motor Und Sport/Baldauf

A equipe formada pelo piloto disputa o campeonato de turismo GT World Challenge Endurance Europe com um Aston Martin Vantage GT3 e também apoia o piloto Thierry Vermeulen do campeonato alemão de turismo (DTM), onde patrocina a Ferrari 296 GT3 da equipe Emil Frey Racing. Além disso, a Verstappen.com Racing ainda é responsável por preparar os carros para Jos Verstappen, ex Fórmula 1 e pai de Max, participar do campeonato europeu de rally

Teste nem tão secreto

O teste realizado nesta sexta aconteceu com a Ferrari da Emil Frey Racing no circuito alemão de Nürburgring. Para tentar não chamar a atenção, a equipe proibiu fotógrafos na sua garagem e contratou seguranças extras para a sua garagem. Além disso, o nome do holandês “Franz Hermann” no carro da equipe chamou a atenção.

Franz Hermann, o pseudônimo de Verstappen, corre sob bandeira holandesa
Franz Hermann, o pseudônimo de Verstappen, corre sob bandeira holandesa Foto: Reprodução/Auto Motor Und Sport/Baldauf

Segundo a revista alemã auto motor und sport, Hermann é um pseudônimo de Verstappen, que tentou fazer com que o teste não fosse percebido. Fontes da revista dizem que o piloto holandês planeja correr em Nordschleife no futuro, e para isso, é necessário comprovação de experiência no circuito, que conta com 20 km de extensão.

Verstappen é apaixonado pelo circuito

A pista alemã de Nürburgring é uma das mais desafiadoras e complexas do planeta. Dependendo do trajeto, pode contar com até 170 curvas ao longo de 25 km de extensão. Um carro GT3 completa uma volta em mais de 8 minutos.

Em diversas ocasiões, Verstappen já sinalizou que deseja pilotar oficialmente em Nürburgring. "Nürburgring Nordschleife é uma das minhas pistas de corrida favoritas, e espero que em alguns anos eu também possa competir aqui com um GT3 de verdade."

Para pilotar de forma competitiva em Nürburgring não basta ter experiência com automobilismo. Por questões de segurança, é necessário ter uma licença especial, que verifica as habilidades e conhecimento do circuito do piloto. 

Max Verstappen após o teste com a Ferrari 296 GT3
Max Verstappen após o teste com a Ferrari 296 GT3 Foto: Reprodução/Auto Motor Und Sport/Baldauf

Para poder disputar as 24 horas de Nürburgring, os pilotos precisam ter no mínimo uma licença internacional C da FIA, e fazer um curso específico do circuito, que envolve a disputa de corridas regionais por lá. 

No caso de Verstappen, ele já possui a superlicença da FIA, necessária para a disputa da Fórmula 1, mas precisará ainda competir em pelo menos duas provas de longa duração (a partir de 4 horas) no circuito. 

Ainda não se sabe o nível de Verstappen nos rankings alemães, mas é bem provável que o piloto vá competir no circuito em breve.

Futuro na F1 incerto

O piloto holandês da Red Bull Racing, Max Verstappen, lidera a corrida enquanto o piloto dinamarquês da Haas F1 Team, Kevin Magnussen (Top-L), sai da pista após bater no início do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no Autódromo José Carlos Pace, também conhecido como Interlagos, em São Paulo, Brasil, em 5 de novembro de 2023.
Em 2023, Verstappen quebrou o recorde de maior número de vitórias em uma temporada Foto: Foto: AFP

Apesar de ser o atual tetracampeão, Verstappen nunca demonstrou querer permanecer na categoria por muitos anos. O holandês já declarou que pode abandonar a categoria ao fim de seu contrato com a Red Bull em 2028.

No ano passado, após a FIA instaurar a regra de punições por palavrões, Verstappen voltou a mencionar uma saída da categoria, e chegou a declarar que essas regras são “bobagem”.

Se Verstappen testou o carro apenas por diversão, ou como parte de um planejamento mais extenso, que poderia envolver até mesmo a sua saída da categoria, somente o piloto poderá dizer.