x
UAI
Quem poderia imaginar

Agentes do Serviço Secreto dos EUA não sabem dirigir carros manuais

Mas vão aprender a dirigir em um Cadillac de 670 cv de potência

Publicidade
Cadillac CT5-V Blackhawk é um dos carros manuais mais potentes do mercado
Cadillac CT5-V Blackhawk é um dos carros manuais mais potentes do mercado Foto: Divulgação

Saber dirigir é requisito em alguns trabalhos, mas raramente mencionam algo sobre transmissão manual. Nesta semana, a imprensa dos Estados Unidos divulgou que alguns agentes do Serviço Secreto, responsáveis por proteger o presidente do país, não sabem dirigir carros manuais. 

O que para muitos brasileiros parece comum, para os americanos, carros manuais são raridade. No primeiro semestre de 2023, apenas 1% dos carros vendidos nos Estados Unidos contava com os três pedais. Entretanto, o movimento não é novidade. Em 2005, por exemplo, 80% dos carros vendidos por lá já eram automáticos, segundo dados da JATO Dynamics.

GM fornece carros para ensinar agentes

Até o esportivo da GM foi entregue ao Serviço Secreto para testes e ensino dos motoristas
Até o esportivo da GM foi entregue ao Serviço Secreto para testes e ensino dos motoristas Foto: Reprodução/Secret Service

A parceria entre a General Motors e o governo dos Estados Unidos não é nova. Além de fazer diversos veículos da comitiva do Presidente do país, a limusine oficial também é feita pela empresa. 

Nesta semana, a GM entregou um lote de 10 veículos para o serviço secreto. Os modelos em questão são dois Chevrolet Corvette - sendo um deles híbrido -, uma picape Colorado, um Suburban e um Tahoe utilizado pelos departamentos policiais. Um Cadillac Escalade além de dois Cadillac CT4 e dois CT5. 

Dos quatro sedãs esportivos, os dois CT5 estavam configurados na versão Blackwing, a única oferecida com transmissão manual, e será utilizada para treinar os agentes com esse câmbio, e também prepará-los para cenários onde será necessário uma condução esportiva.

Conjunto mecânico era utilizado na geração anterior do Corvette
Conjunto mecânico era utilizado na geração anterior do Corvette Foto: Divulgação

O Cadillac CT5 Blackwing é equipado com motor V8 com supercharger, capaz de entregar 677 cv e 91 kgfm de torque e transmissão manual de seis marchas, ou opcional automática de 10 velocidades. O modelo é capaz de alcançar os 97 km/h (60 milhas por hora) em 3,4 segundos, e alcança a velocidade máxima de 336 km/h.

“Nem todos sabem como operar uma transmissão manual. Ter essa plataforma irá nos ajudar a ensinar a dirigir um carro manual para viagens fora dos Estados Unidos”, afirmou Mark Armstrong, instrutor de direção do Centro de Treinamento do Serviço Secreto dos EUA. 

Modelos foram entregues às autoridades nesta semana
Modelos foram entregues às autoridades nesta semana Foto: Reprodução/Secret Service

Tradicionalmente, o Serviço secreto usa Cadillacs Escalade ou Chevrolets Suburban e Tahoe para fazer a escolta do presidente ou outras autoridades importantes. 

“A experiência com diferentes tipos de veículos pode ajudar os instrutores a ensinar os agentes a adaptar suas técnicas de direção baseada em que tipo de carro estão operando. Cada modelo se comporta de uma forma em cada situação, então eles poderão se preparar em cenários mais variados”, afirmou Scott Simons, agente responsável pelo centro de treinamento.