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Estado de calamidade

Chuvas no Rio Grande do Sul: fábricas da GM e Stellantis paralisam

Enchentes no Rio Grande do Sul afetam a produção de Onix em Gravataí e Fiat Cronos na Argentina; fabricantes avaliam medidas para que produções não sejam tão impactadas

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    Fábrica da GM paralisa devido chuvas no Rio Grande do Sul
Fábrica da GM paralisa devido chuvas no Rio Grande do Sul Foto: GM/Divulgação

Assim como todas as cidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a General Motors do Brasil e a Stellantis, na Argentina, também enfrentam as consequências do desastre natural em suas fábricas.

Dado o evento climático, a paralisação da produção dos compactos Chevrolet Onix e Onix Plus precisou ser estendida. Isso porque já havia um recesso programado em curso, para ajustes na cadeia de suprimentos. Porém, a volta da produção no Rio Grande do Sul estaria prevista para hoje (7). 

Como a situação na região se agravou devido às fortes chuvas e a crise no estado, a GM decidiu estender o período de paralisação, com days off nos dias 8, 9 e 10 de maio, para priorizar a segurança dos seus funcionários. Segundo a empresa, a fábrica não foi atingida pelas águas, mas seu entorno está tomado pelo alagamento.

Com cerca de 19 mil unidades paradas no pátio da fábrica, equivalente a aproximadamente um mês e meio de vendas, a suspensão da produção do Onix no Rio Grande do Sul levanta preocupações sobre o estoque crescente de veículos não vendidos. Surge a necessidade de uma estratégia eficaz para gerenciar esse excesso de carros parados e evitar impactos negativos nas finanças da GM.

Vista aérea da fábrica da Genereal Motors em Gravataí no Rio Grande do Sul
A fábrica da GM em Gravataí já estava paralisada, mas não chegou a ser atingida pela enchente, somente no entorno Foto: GM/Divulgação

Mas não só as produções brasileiras foram afetadas pelas enchentes. Os planos de produção da fábrica da Stellantis em Córdoba, na Argentina, também precisaram ser alterados, devido a dificuldade de entregas dos fornecedores situados no Sul do Brasil. 

A produção do Fiat Cronos, que já havia enfrentado interrupções semanas atrás, novamente ficará suspensa a partir de hoje (7) , seguindo até a próxima segunda-feira, 13 de maio.

Sendo o Brasil o principal fornecedor de peças importadas para carros montados na Argentina, as rotas do Sul do país são importantíssimas na relação entre fornecedores brasileiros e os terminais argentinos. Consequentemente, as enchentes que causaram atrasos nas entregas não apenas afetam as operações da Stellantis, mas também têm um impacto em toda a cadeia de suprimentos da indústria automotiva na região.

Investimentos da GM no Brasil

Embora atualmente a operação esteja em meio a estes desafios, a GM demonstrou um voto de confiança no mercado brasileiro ao anunciar um investimento de R$7 bilhões até 2028.

Visando não apenas modernizar as operações existentes, como também introduzir novos produtos e tecnologias, incluindo veículos elétricos. Um compromisso de longo prazo com o desenvolvimento e a expansão de suas atividades no país.

Linha de montagem do Chevrolet Onix na fábrica da GM no Rio Grande do Sul
Com a paralisação da fábrica, a produção dos modelos Onix e Onix Plus fica comprometida Foto: GM/Divulgação

O anúncio gerou entusiasmo entre os consumidores e entusiastas, mas falta de especificidades sobre como os bilhões serão distribuídos tem levantado algumas incertezas. Especialmente entre os funcionários da linha de montagem, há preocupações sobre o impacto desse investimento em suas atividades diárias.