A Ram apresentou, na noite desta quarta-feira (13), sua tão aguardada picape média, em evento na cidade de São Paulo. Batizada de Dakota, nome que já foi utilizado pela Dodge no Brasil, a caminhonete será produzida na fábrica da Stellantis em Córdoba, na Argentina. O modelo chegará ao mercado brasileiro no começo de 2026.
Segundo o presidente da empresa na América do Sul, Emanuele Cappellano, a Dakota simboliza a Ram, marca "capaz de oferecer as picapes mais luxuosas, potentes e robustas do mercado, perfeitas para o trabalho, para o lazer e também para o dia a dia".
A expectativa da Ram é que a Dakota brigue nas vendas com outras picapes médias, como a Toyota Hilux, líder do segmento no Brasil, além de Ford Ranger, Chevrolet S10, Nissan Frontier, entre outras.
Detalhes da Ram Dakota
A Stellantis não detalhou as especificações da Dakota, como motorização, transmissão, capacidade de carga e preços. Ainda assim, foi possível ver que a nova picape média tem o DNA da Ram, começando pela grade do radiador, com o nome da marca vazado e grafado na parte central.
O conjunto é emoldurado por uma linha de led que cruza a dianteira da picape lateralmente, passando pela parte superior da grade e indo até os faróis, também de leds. Na dianteira também está presente um capô esportivo com entrada de ar superior iluminada por três pontos de luz laranja, uma referência e homenagem a algumas das picapes mais famosas da história da Ram.
A carroceria recebeu uma série de vincos e linhas retilíneos, enquanto a suspensão é elevada da marca Fox. Os pneus são todo-terreno de 33 polegadas, e as rodas de liga-leve de 18” contam com beadlock, recurso que garante a excelência do carro mesmo nos percursos off-road mais intensos.
O visual é complementado pelos estribos laterais e molduras pretas dos para-lamas, mesma cor aplicada nos para-choques e retrovisores.
Por fim, na traseira, o estepe é fixado em um Rambar exclusivo, que também adota luzes de led de longo alcance. Destaque também para as lanternas de led e o emblema Ram na tampa traseira, além do para-choque com ganchos de reboque.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!