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híbrido leve, é híbrido mesmo?

Peugeot 2008 GT Hybrid aposta em eletrificação leve e bom acerto dinâmico

SUV compacto estreia sistema híbrido de 12V da marca no Brasil, entrega bom desempenho e tecnologia, porém enfrenta concorrentes maiores e mais completos na mesma faixa de preço

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Peugeot 2008 GT Hybrid
Peugeot 2008 GT Hybrid Foto: Divulgação/Peugeot

Recentemente, a Peugeot iniciou no Brasil a comercialização das versões híbridas leves de seus modelos mais vendidos, o 208 e o 2008. A avaliação ficou com o Peugeot 2008 GT Hybrid, versão topo de linha do SUV compacto, que marca a estreia do sistema híbrido leve de 12V da marca no País. A proposta é clara: atender às novas exigências de emissões e modernizar a gama em um mercado cada vez mais competitivo. Ainda que não se trate de um híbrido pleno, como alguns rivais já oferecem.

O sistema adota um pequeno motor elétrico atua como alternador e motor de arranque, auxiliando o conjunto em situações específicas, como arrancadas e baixas velocidades. Diferentemente de modelos como Fiat Pulse e Fastback Hybrid, o 2008 utiliza a plataforma CMP, de origem europeia, já concebida para projetos eletrificados. Isso dá ao SUV francês uma vantagem técnica em relação a outros modelos da Stellantis produzidos localmente.

Peugeot 2008 GT Hybrid
Peugeot 2008 GT Hybrid Foto: Divulgação/Peugeot

Visualmente, o 2008 GT já adota a nova identidade da Peugeot, com linhas mais marcantes e aparência imponente. As rodas de 17 polegadas, conhecidas pelo desenho “Homem-Aranha”, somadas aos apliques em preto brilhante no para-choque e nas caixas de roda, reforçam o apelo esportivo da versão. O conjunto agrada e transmite modernidade, sem exageros.

Interna e conectividade

Por dentro, o acabamento segue o padrão atual da Stellantis. O painel é majoritariamente composto por plástico rígido, mas de boa qualidade, com detalhes que simulam fibra de carbono para reforçar o caráter esportivo da versão GT. Os bancos são confortáveis, embora tragam apenas ajuste manual de altura para o motorista, não há regulagens elétricas. Na segunda fileira, o espaço é apenas adequado, suficiente para acomodar os ocupantes com conforto, sem destaque positivo ou negativo.

Peugeot 2008 GT Hybrid
Peugeot 2008 GT Hybrid Foto: Divulgação/Peugeot

Entre os destaques do interior está o teto solar panorâmico com abertura, que amplia a sensação de espaço e valoriza o ambiente da cabine. O quadro de instrumentos é totalmente digital e em 3D, oferecendo boa leitura e uma interessante sensação de profundidade. A central multimídia tem tela de 10 polegadas e conta com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de carregador por indução com saída de ar para resfriamento do celular — um cuidado bem-vindo no uso diário.

O porta-malas acomoda 419 litros, volume competitivo para o segmento. Com os bancos rebatidos, a marca não divulga a capacidade total, mas ela deve se aproximar dos 1.000 litros, o que garante boa versatilidade.

Dinâmica e tecnologia

Sob o capô, o 2008 GT Hybrid combina o conhecido motor 1.0 turbo de três cilindros ao sistema híbrido leve de 12V. O conjunto entrega 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol, além de 20,4 kgfm de torque a 1.750 rpm. No uso real, trata-se de um motor bastante esperto, especialmente no trânsito urbano. A calibração do acelerador é direta, com pouco delay, o que contribui para respostas rápidas em arrancadas e ultrapassagens.

O câmbio CVT trabalha bem em conjunto com o motor, mantendo o torque disponível em diferentes rotações e garantindo uma condução suave tanto na cidade quanto na estrada. A suspensão merece elogios: a Peugeot conseguiu equilibrar bem o conforto típico dos modelos da Fiat com um acerto um pouco mais firme, que transmite maior sensação de controle e estabilidade em curvas. É um conjunto eficiente para enfrentar buracos urbanos e também para uma condução mais dinâmica em rodovias.

Peugeot 2008 GT Hybrid
Peugeot 2008 GT Hybrid Foto: Divulgação/Peugeot

Em números, o SUV acelerou de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos durante os testes, ligeiramente abaixo do tempo divulgado oficialmente. Já o consumo ficou em 10,8 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada, sempre rodando apenas com gasolina e com o ar-condicionado ligado, marcas corretas para a proposta do modelo.

No pacote de segurança, o 2008 GT Hybrid traz um conjunto de ADAS simples, porém funcional. O piloto automático é convencional, sem função adaptativa, mas há controle ativo de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, alerta de colisão, alerta de saída de faixa, monitor de ponto cego e leitor de placas de trânsito.

Conclusão

No balanço final, o Peugeot 2008 GT Hybrid é um carro que faz sentido dentro do atual cenário de restrições de emissões e incentivos à eletrificação. Entre os benefícios, estão a isenção de IPVA e a liberação do rodízio, por se tratar de um modelo híbrido. Além disso, é um SUV bonito, bem equipado e que entrega bom desempenho no uso diário.

Peugeot 2008 GT Hybrid
Peugeot 2008 GT Hybrid Foto: Divulgação/Peugeot

O principal ponto de atenção fica para o preço: R$ 181.990. Por cerca de R$ 10 mil a mais, já é possível acessar modelos de segmentos superiores, como o BYD Song Pro GL, que oferece mais espaço, pacote de equipamentos e motorização eletrificada mais robusta, ou ainda tentar uma versão do Haval H6 no programa PCD, tornando o custo-benefício ainda mais atraente. Ainda assim, para quem busca um SUV compacto com visual moderno, boa dinâmica e eletrificação como diferencial, o 2008 GT Hybrid cumpre bem o que se propõe.