UAI
Testamos

Jeep Commander com motorzão de 272cv é uma boa pedida?

Linha 2025 do SUV de 7 lugares ganhou opção do motor Hurricane, o mesmo que equipa a Ram Rampage. Vale a pena?

Publicidade
SUV ganhou uma nova grade na linha 2025
SUV ganhou uma nova grade na linha 2025 Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

A linha 2025 do Jeep Commander traz uma bela novidade. O SUV de sete lugares agora tem, como opção ao motor 1.3 turbo e ao 2.0 diesel, um propulsor 2.0 turbo que bebe só gasolina e deixa o modelo muito mais divertido.

Trata-se do mesmo motor da Ram Rampage, com 272cv de potência e 40,8kgfm de torque, acoplado a um câmbio de 9 marchas. Mas, o que isso significa na prática?

Como o Jeep Commander pesa quase 1.900 quilos, o novo motor Hurricane chega para dar uma "vitamina" ao veículo que pode levar até sete pessoas ou mesmo para ser blindado, o que acaba elevando o seu peso.

Seja na cidade ou na estrada, esse conjunto mecânico tem fôlego para todo tipo de situação: subidas íngremes, ultrapassagens e retomadas.

Para se ter ideia, o Jeep Commander Hurricane acelera até os 100km/h em 7 segundos, e alcança a velocidade máxima de 220km/h. Mas, assim como o motor 1.3 turbo da Stellantis, esse também é "beberrão".

Jeep Commander Overland 2025, equipado com o novo motor 2.0 turbo Hurricane.
Rodas de 19 polegadas escurecidas e escapamento duplo na traseira dão esportividade ao SUV médio Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Se a ideia for aventurar na terra, o SUV de sete lugares tem tração 4x4 sob demanda, com direito a reduzida e diferentes modos, como areia e gelo.

Com o motor mais bravo, as suspensões independentes foram revistas, mas continuam proporcionando boa relação entre conforto e estabilidade. O freios também foram redimensionados.

Jeep Commander Overland 2025, equipado com o novo motor 2.0 turbo Hurricane.
Commander tem 37 centímetros a mais de comprimento e 16cm a mais de entre-eixos em relação ao irmão Compass Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Visual do SUV pouco mudou na linha 2025

Se você quer um visual mais esportivo para o Jeep Commander 2025, opte pela versão Blackhawk, que agrega elementos esportivos exclusivos como acabamentos externos escurecidos na grade e logotipos, além de pinças de freio pintadas em vermelho.

A versão que testamos é a Overland, com visual mais clássico. Na linha 2025 ela ganhou uma nova grade, rodas de 19 polegadas escurecidas e escapamento duplo na traseira (exclusivo para a motorização Hurricane).

Os pneus ganharam um selante interno que, segundo a Jeep, é capaz de prevenir 85% dos casos de perfurações com até 5mm localizadas na banda de rodagem. Mas, fique calmo que, se isso não der certo, o o Jeep Commander 2025 continua trazendo estepe.

Jeep Commander Overland 2025, equipado com o novo motor 2.0 turbo Hurricane.
Acabamento do Commander Overland é exemplar, com materiais como couro e suede Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Acabamento é um dos pontos fortes do Jeep Commander

O interior do Jeep Commander 2025 Overland continua sendo um exemplo de bom acabamento, com suede e couro no painel, couro e material emborrachado nas portas dianteiras, tapetes acarpetados e bancos mesclando couro e suede.

Mesmo tendo 37 centímetros a mais de comprimento e 16cm a mais de entre-eixos que o irmão menor Compass, o Commander não proporciona o máximo em conforto para os 7 ocupantes.

Na segunda fileira de bancos o espaço é bom. Mas, se for preciso avançar o assento para ceder espaço à terceira fileira de bancos, o conforto desaparece.

O acesso à terceira fileira de bancos é tão desconfortável como se acomodar nos dois últimos assentos, sem muito espaço e com o assoalho quase no mesmo nível do assento.

Jeep Commander Overland 2025, equipado com o novo motor 2.0 turbo Hurricane.
Espaço na segunda fileira de bancos é bom, mas, se precisar ajustar o assento para a frente, esqueça! Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Com a terceira fileira de bancos em uso, o porta-malas do Jeep Commander 2025 é pequeno, com apenas 233 litros de volume. Com esses bancos recolhidos, o espaço melhora, mas ainda parece pouco provável de alcançar os 661 litros declarados pelo fabricante.

O SUV agora tem uma versão de entrada com apenas 5 lugares, caso faça sentido para você circular por aí com uma carro tão grande sem a necessidade de carregar muitos passageiros.

Jeep Commander Overland 2025, equipado com o novo motor 2.0 turbo Hurricane.
Terceira fileira de bancos é desconfortável Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Versão é bem equipada?

O Jeep Commander Overland é uma das versões de topo do SUV de sete lugares, vendido por R$ 308,290.

No entanto, para além do novo conjunto mecânico, o pacote de equipamentos do veículo testado não agrega muita coisa quando comparado à mesma versão Overland equipada com o motor 1.3 turbo (T270), que custa R$ 45 mil a menos e já traz itens que se destacam, como:

  • 7 airbags;
  • Teto solar panorâmico;
  • Bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória;
  • Carregador do celular sem fio;
  • Porta-malas com abertura elétrica;
  • Multimídia de 10 polegadas com espelhamento sem fio; e
  • Várias funções semiautônomas.

Jeep Commander Overland 2025, equipado com o novo motor 2.0 turbo Hurricane.
Com a terceira fileira de bancos em uso, o porta-malas tem apenas 233 litros de volume Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Concorrentes diretos

Os concorrentes mais próximos do Jeep Commander 2025 Overland equipado com motor Hurricane são:

MODELO
PREÇO
ANÁLISE
Caoa Chery Tiggo 8 Pro R$ 240 mil Com motorização híbrido plug-in capaz de gerar 317cv de potência combinada, o desempenho até supera o modelo testado. Seu conteúdo de série traz um bom pacote de tecnologia semiautônoma e muitos itens de conforto. Seus pontos positivos são o preço e a performance. Os negativos são a eletrificação e a marca, que sofrem grande depreciação na hora da revenda.
VW Tiguan AllSpace R-Line R$ 285 mil Seu motor 2.0 turbo de 186cv concorre mesmo contra as versões mais baratas do Commander, que usam o motor 1.3 turbo. Seu pacote de equipamentos também não supera o do modelo testado.

Vale a pena?

O Jeep Commander 2025 tem preço inicial na faixa dos R$ 220 mil, mas as duas versões de topo, as que trazem o motor Hurricane, custam R$ 310 mil e R$ 320 mil, sendo verdadeiramente caras.

No entanto, mesmo nas versões mais caras, o modelo se torna atraente por ser mais em conta que os SUVs médios de sete lugares derivados de picapes, como Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4, que são construídos sobre chassis.

Jeep Commander Overland 2025, equipado com o novo motor 2.0 turbo Hurricane.
Motor 2.0 turbo 'bebe' apenas gasolina e desenvolve 272cv de potência e 40,8kgfm de torque Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Ficha técnica: Jeep Commander Overland 2.0 Hurricane

Motor
2.0 turbo a gasolina
Potência
272 cv a 5.200rpm
Torque
40,8kgfm a 3.000rpm
Desempenho

Velocidade máxima: 220 km/h

0 a 100 km/h: 7 s

Câmbio
Automático de 9 marchas
Tração Integral
Suspensões

Dianteira: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora

Traseira: McPherson com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora

Freios

Dianteiro: a disco ventilado

Traseiro: a disco sólido

Direção

Tipo: elétrica com pinhão e cremalheira

Diâmetro de curva: 11,5 m

Dimensões
Comprimento: 4.769 mm
Largura: 1.859 mm
Altura: 1.723 mm
Entre-eixos: 2.794 mm
Peso
 1.886 kg
Capacidade de carga
540 kg
Porta-malas 661 litros (5 pass.)/ 233 litros (7 pass.)
Ângulos Altura mínima do solo entre os eixos: 202 mm
Ângulo de entrada: 21,7°
Ângulo de saída: 24,2°
Ângulo de rampa: 20,7°
Tanque de combustível
61 litros
Rodas

Medidas: 7,5” x 19” – liga de alumínio

Pneus: 235/50 R19

Consumo

Ciclo urbano: 8 km/l

Ciclo estrada: 10,2 km/l

Equipamentos: Jeep Commander Overland 2.0 Hurricane

DE SÉRIE
Abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença; banco do motorista com memória; bancos em couro e suede na cor marrom; central Multimídia de 10,1" com Alexa in vehicle; pintura das partes plásticas na cor da carroceria; pneus com tecnologia Seal Inside; teto solar elétrico e panorâmico; acendimento automático dos faróis; ajuste do volante em altura e profundidade; aletas para trocas de marcha; Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio; ar-condicionado dual zone e ajuste de intensidade para as fileiras traseiras; assistente ativo de direcão; aviso de colisão frontal com frenagem de emergência; aviso de mudança de faixas; banco do passageiro rebatível; banco elétrico para o motorista; câmera de estacionamento traseira; centralizador de faixa; chave presencial; comutação automática de faróis; controle de estabilidade e tração; controle eletrônico anti-capotamento; detector de fadiga do motorista; estepe de uso emergencial; faróis de neblina em LED; faróis dianteiros full-LED; freio de estacionamento eletrônico; controle de descida e de subida; Isofix; monitoramento de pontos cegos; painel de instrumentos digital de 10,25"; Assistente de frenagem; para-sol com espelhos cortesia; piloto automático adaptativo; rack do teto; reconhecimento de placas de trânsito; partida remota; retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores com rebatimento automático; retrovisores elétricos; seletor de terrenos; sensor de chuva; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista); sistema Auto Hold; sistema de estacionamento semiautônomo; monitoramento da pressão dos pneus; navegação GPS; sistema de som Premium de 450W (9 alto-falantes + subwoofer); tampa de cobertura do porta-malas; tapetes dianteiros e traseiros em carpete; teto pintado em preto; tração 4x4 Jeep Active Drive Low; vidros elétricos nas 4 portas com one touch; volante com acabamento em couro; carregador do celular por indução; 2ª fileira de assentos reclináveis e com deslocamento longitudinal de 14cm; 3ª fileira de assentos reclináveis.
OPCIONAL
 Pintura perolizada (R$ 3 mil).