A GlasWerks DMV revelou um dos projetos mais curiosos e ousados já vistos no universo automotivo: o Elevato, uma versão off-road da Ferrari GTC4 Lusso. A transformação dá origem ao que a empresa descreve como “o primeiro veículo off-road italiano de luxo com motor V12 do mundo”.
O modelo foi apresentado durante o SEMA Show, evento conhecido por reunir as criações mais exclusivas e extravagantes da indústria automotiva. Na prática, o Elevato é uma Ferrari GTC4 Lusso totalmente modificada para enfrentar terrenos irregulares, com carroceria alargada e altura do solo duas vezes maior que a do modelo original.
A GlasWerks DMV substituiu componentes-chave por peças reforçadas de rally, incluindo braços de suspensão em alumínio usinado e juntas homocinéticas aprimoradas. O carro ainda conta com um sistema de ar comprimido, que permite ajustar a pressão dos pneus em tempo real, algo típico de veículos preparados para competição.
Debaixo do capô, permanece o motor 6.3 V12, modificado para entregar cerca de 750 cv, diferente dos 610 cv habituais. Toda essa força é distribuída para as 4 rodas através da transmissão original da Ferrari, garantindo desempenho elevado mesmo fora do asfalto. A empresa afirma que o conjunto foi projetado para suportar provas longas e exigentes.
O projeto ainda oferece as seguintes opções de personalização: o comprador pode escolher ajustes específicos de suspensão, escapamento sob medida, faróis auxiliares de rally, racks de teto e película protetora de pintura STEK. O objetivo é permitir que cada unidade tenha um visual e comportamento únicos.
Apesar da GlasWerks DMV afirmar que o Elevato é o primeiro veículo off-road italiano com motor V12, a declaração ignora o Lamborghini LM002, lançado no ano de 1986. O modelo, que também possuía um motor V12, (derivado do Lamborghini Countach), foi considerado um ícone da época, por unir um visual robusto de um utilitário com o bom desempenho de um esportivo.
Mesmo assim, o Elevato chama atenção por reinterpretar o conceito em outro nível, transformando um grand tourer de luxo em uma espécie de Ferrari de rally. A preparação, entretanto, não sai barata, visto que o preço parte de cerca de US$175.000 (R$ 937.300), sem incluir o valor de compra do carro.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!