O Rally dos Sertões 2025, ocorrido entre 26 de julho e 3 de agosto, contou com a participação de um carro especial. Na tradicional competição de rali, uma das grandes atrações foi a presença de um Porsche 911 Dakar - a versão é uma série especial do 911 com foco em capacidades off-road.
A família Piotto Vogt, formada por Fredy, Susele e o filho João Pedro, foi a responsável por levar o 911 Dakar ao renomado torneio. Eles viajaram de Campo Largo (PR) a Goiânia, onde foi dada a largada, durante dois dias e percorreram os 3.482 km dos Sertões até a chegada em Marechal Deodoro (AL).
De lá, os integrantes da família Piotto Vogt retornaram a Campo Largo por estrada, numa viagem de três dias. Desta forma, o total percorrido pelo Porsche 911 Dakar foi de 7.440 km em asfalto e na terra. Um feito, sem dúvida, impressionante.
Mais do que isso, o 911 Dakar de Fredy, Susele e João Pedro foi o primeiro Porsche a fazer o Rally dos Sertões. "Todo mundo queria vê-lo de perto e fotografar. Muita gente me perguntou onde eu ‘fiz o carro’, como se fosse uma criação exclusiva. Desconheciam a existência de uma edição especial do 911 feita para o fora de estrada, disse Susele.
A família Piotto Vogt participou na categoria Expedição, onde os integrantes acampam em um ponto da estrada na noite anterior à largada de cada etapa e durante o dia acompanham os competidores. Após a passagem do último carro, são liberados para fazer o percurso daquela etapa do rally.
"Há quem prefira dormir em hotéis, mas para nós a diversão é entrar no clima da prova e acampar. Exige planejamento: levar barraca, roupas, comida, água... Porque no meio do sertão não tem muitos lugares para comprar coisas", explicou Fredy.
911 Dakar
Produzido em edição limitada (2.500 unidades), o 911 Dakar é um tributo às vitórias obtidas pela Porsche em provas fora de estrada, como o Rally Paris-Dakar e o Rally de Monte Carlo. Entre outras características exclusivas, sua altura livre em relação ao solo é 50 mm maior do que no 911 Carrera e o carro é equipado com pneus "todo terreno".
O motor de 6 cilindros contrapostos, biturbo de 3 litros, entrega 480 cv e faz o 911 Dakar ser capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. A Porsche ofereceu aos compradores do 911 Dakar o pacote Rally Design, com quatro opções de decoração alusivas às utilizadas pelos carros da equipe oficial de fábrica nas décadas de 1970 e 1980.
Rumo ao Sertões: a viagem do Porsche 911 Dakar
- 24 de julho: saída de Campo Largo (PR) rumo a Goiânia (GO) - 2 dias de viagem
- Etapa 1: Goiânia (GO)-Unaí (MG)
- Etapa 2: Unaí (MG)-Januária (MG)
- Etapa 3: Januária (MG)-Bom Jesus da Lapa (BA)
- Etapa 4: Bom Jesus da Lapa (BA)-Xique-Xique (BA)
- Etapa 5: Xique-Xique (BA)-Petrolina (PE)
- Etapa 6: Petrolina (PE)-Delmiro Gouveia (AL)
- Etapa 7: Delmiro Gouveia (AL)-Marechal Deodoro (AL)
- Etapa 8: largada e chegada em Marechal Deodoro (AL)
- 4 de agosto: saída de Maceió (AL) rumo a Campo Largo (PR) - 3 dias de viagem
- 6 de agosto: chegada em Campo Largo.
- Percurso total: 7.440 km
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!