O visual é tão importante quanto a dinâmica para muitos carros. Uma empresa como a AMG, divisão esportiva da Mercedes-Benz, entende bem a função do visual e sabe que muitas pessoas podem comprar (ou desejar) seus carros somente pelo que eles se parecem e criou um teste inspirado em Batman para seus designers.
A declaração partiu de Michael Schiebe, CEO da AMG e um dos responsáveis por fazer os carros da divisão esportiva se tornarem mais distantes dos Mercedes-Benz “comuns”.
“Somos o Batman, não o Superman. Porque o Superman é como o genro legal. Já o Batman é aquele que é perigoso demais para sua filha. Queremos ser o genro perigoso. Quando um novo produto está sendo planejado, perguntamos: Isso é o suficiente para o Batman?”, declarou em entrevista ao site Motortrend.
O executivo afirma que o teste nasceu pois os clientes da AMG não querem comprar um Mercedes, portanto, um AMG precisa ter visual mais agressivo, além, claro, da performance superior.
Além da meta de performance e visual, Schiebe quer que a divisão esportiva tenha também sucesso comercial. “Nunca lançamos tantos produtos na história da AMG”, e segundo o executivo, a meta é alcançar 200 mil unidades vendidas em um ano.
Elétricos são necessários
Os modelos da AMG são tradicionalmente conhecidos pelos motores V8, mas nos últimos anos a divisão esportiva investe cada vez mais em eletrificação. Mesmo com os esforços para manter os motores V8 cada vez mais eficientes e dentro das leis de emissões, serão necessários esportivos 100% elétricos.
Schiebe declarou que a AMG vê uma demanda por esportivos 100% elétricos e citou a proibição da circulação de modelos a combustão em alguns grandes centros da Europa como o principal motivo para isso.
Essa declaração faz sentido especialmente quando comparada com os últimos movimentos da AMG. No mês passado, a empresa realizou testes intensivos com o conceito elétrico GT XX, que rodou por 7 dias e 13 horas praticamente sem parar.
O modelo entrega mais de 1.340 cv de potência e serve como base para o próximo sedan de quatro portas da AMG. Segundo o executivo, a ação não foi apenas publicidade e a engenharia conseguiu dados importantes e que serão usados no desenvolvimento dos modelos de produção. Esses carros, inclusive, chegarão aos clientes “mais cedo do que imaginam”.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!