A hora de trocar de carro sempre é muito complicada para muitos brasileiro. Há quem priorize conforto e tecnologia, mas há quem procure por modelos com baixo custo de manutenção e simplicidade máxima. Por isso, separamos cinco carros econômicos e baratos de manter por até 50 mil reais.
1 - Fiat Uno
Um dos carros mais famosos do país não poderia ficar de fora dessa lista. Conhecido até por quem não acompanha o mundo automotivo, o Uno se tornou sinônimo de economia e confiabilidade, especialmente na “primeira geração”, também chamada de Mille.
Produzido entre 1984 e 2013, a primeira geração do Uno teve mais de 3,7 milhões de unidades produzidas e algumas variações visuais ao longo de quase 30 anos de mercado.
Caracterizado pelo visual quadrado, a maior parte dos Unos vendidos no Brasil são equipados com motor 1.0, compartilhado com Palio e Siena, por exemplo. Os modelos 2008 como o da foto já contavam com motorização Flex e entregavam 66 cv e 9,2 kgfm de torque no etanol ou 65 cv e 9,1 kgfm de torque na gasolina.
É possível encontrar diversas unidades na configuração de cinco ou quatro portas, com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos. Os preços variam entre os 15 mil podendo chegar a até 28 mil, dependendo da versão e do estado de conservação do modelo.
2 - Volkswagen Gol
Assim como o Uno, o Gol ficou por muitos anos nas linhas de produção da Volkswagen do Brasil, o que permite que existam diversas versões disponíveis no mercado de usados. Dependendo da geração, versão e do estado de conservação, há exemplares por 10 mil reais ou até mesmo 100 mil reais.
Nesta lista vamos abordar somente a última variante do Gol, conhecida por muitos como “G7”. Por 50 mil reais é possível encontrar exemplares do modelo 2019, que já eram equipados de série com airbags frontais, ar-condicionado, direção assistida e vidros elétricos.
Debaixo do capô, o Gol contava com motor 1.0 MPI (que equipa o Polo Track atualmente) de 84 cv e 10,4 kgfm de torque no etanol ou 75 cv e 9,7 kgfm na gasolina. Quem precisa de mais potência pode procurar por uma unidade com motor 1.6 de 104/101 cv (etanol/gasolina) e 15,6/15,4 kgfm de torque.
Até os 50 mil reais a maior parte das versões trazem transmissão manual, com o câmbio automático sendo oferecido por um valor mais caro. Caso opte por uma unidade mais antiga, evite o câmbio automatizado i-motion, conhecido por trancos, trocas lentas e reparo caro.
3 - Chevrolet Spin
Outro modelo conhecido por sua robustez é o Chevrolet Spin. A minivan da Chevrolet está no mercado desde 2012, sendo a queridinha da praça para taxistas e motoristas de aplicativo, o que faz com que diversas unidades possuam elevada quilometragem.
Disponível em várias versões, o motor é sempre o conhecido 1.8 Família 1 de 108/106 cv (etanol/gasolina) e 17,1/16,4 kgfm de torque, oferecido no modelo até os dias atuais.
O modelo pode ser equipado com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis velocidades. Nas versões mais novas, a minivan passou a contar com caixa manual de seis marchas e a direção hidráulica foi substituída pela elétrica
O Spin não é conhecido por sua economia de combustível, fazendo médias de 8,9 km/l de gasolina na cidade e 10,8 na estrada, mas seu motor é conhecido dos mecânicos e possui muitas peças de reposição no mercado.
Além do grande espaço para passageiros, porta-malas do Spin tem capacidade para 710 litros de capacidade.
4 - Nissan Versa
A primeira geração do sedan da Nissan era baseada no hatch compacto March, mas se destacava pelo espaço interno para os ocupantes traseiros. Medindo 4,49 m de comprimento e com 2,6 m de entre-eixos, o sedã traz ainda 460 litros de porta-malas.
Debaixo do capô há a opção de motor 1.0 de 77 cv e 10 kgfm de torque tanto no etanol quanto na gasolina, sempre com transmissão manual de cinco marchas. Há versões com motor 1.6 16V de 111 cv e 15,1 kgfm tanto no etanol quanto na gasolina. Esse motor pode ser encontrado junto da transmissão manual de cinco marchas ou da automática do tipo CVT, que geralmente passa dos 50 mil.
5 - Renault Kwid
O carro mais barato do Brasil encerra a nossa lista de cinco opções acessíveis. Lançado em 2015, o Kwid segue em produção apenas com mudanças visuais e de equipamentos. Debaixo do capô sempre esteve o motor 1.0 de três cilindros de 71 cv e 10 kgfm de torque quando abastecido com etanol e transmissão manual de cinco marchas.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!