Dois eVTOLs (Veículos Elétricos de Pouso e Decolagem), conhecidos como "carros voadores", colidiram durante o ensaio para um show na cidade de Changchun, na China. O acidente aconteceu nesta terça-feira (16) e deixou ao menos um ferido. As informações foram compartilhadas pelo site "CarNewsChina".
Segundo a matéria, os dois modelos são da Xpeng Aeroht, empresa que promete entregar uma frota de "carros voadores" até 2026. Os veículos estavam realizando um ensaio para um evento de exibição de aeronaves marcado para esta sexta-feira (19).
A vítima do acidente é um dos passageiros do eVTOL. A mídia chinesa diz que o homem foi levado às pressas a um hospital da região e tem quadro estável. Até o momento, a Xpeng não se manifestou sobre o episódio.
Os eVTOLs podem operar em modos autônomos ou controlados manualmente. Desta forma, os acidentes podem ocorrer por falha de equipamento, no planejamento de rota ou do operador.
O eVTOL da Xpeng, movido a um motor elétrico, faz entre 5 e 6 voos com carga total e pode acomodar duas pessoas. Segundo a fabricante, o modelo pode alcançar de 300 a 500 metros de altura.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!