x
UAI
FIQUE ESPERTO

Multa por carga solta na caçamba da picape: veja valor, pontos e mais

Prática é considerada irregular pelo Contran e pode complicar o motorista

Publicidade
Fiat Strada levando carga na caçamba
Fiat Strada levando carga na caçamba Foto: Divulgação

O brasileiro gosta de comprar picapes. Prova disso é que a Fiat Strada terminou os últimos quatro anos como o carro mais vendido do Brasil. Porém, quem tem esse modelo na garagem precisa ter uma atenção especial: não levar carga solta na caçamba. A prática é considerada irregular pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

Segundo a legislação, é proibido transportar cargas soltas que "possam cair ou se deslocar durante a viagem", causando risco para o trânsito e para terceiros. Desta forma, elas devem estar amarradas com uma corda/cinta ou posicionadas em uma caixa, baú e afins. 

Além disso, caso a carga ultrapasse a capacidade da caçamba, ela deve ser devidamente sinalizada e protegida para evitar acidentes. Neste caso, se o transporte for realizado no período noturno, será necessário sinalizar com refletores vermelhos e uma luz vermelha.

A picape traz além da suspensão sob medida, um santantônio acabamento integrado
A picape traz além da suspensão sob medida, um santantônio acabamento integrado Foto: Chevrolet/Divulgação

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o proprietário da picape que não respeitar essas normas está sujeito à infração grave. O dono do carro leva uma multa de R$ 195,23 e ainda recebe 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

A mesma punição será aplicada para quem for flagrado derrubando, arrastando ou lançando qualquer tipo de objeto/líquido fora da picape. 

  • Confira vídeos do VRUM nos canais do YouTube e do Dailymotion: lançamentos,  testes e dicas!