Imagina que um dia você precisou levar o carro para trocar os pneus e foi previamente apresentado a um valor, mas saiu da loja gastando duas vezes (ou mais) o preço falado anteriormente. Essa é uma situação bastante comum no comércio de peças automotivas no Brasil, quando o vendedor tenta te “passar a perna” diagnosticando um problema que, provavelmente, não existe.
Os carros realmente são máquinas complexas, não são todos que compreendem todos os problemas que eles apresentam, entretanto, ninguém gostaria de pagar a mais por um problema “inexistente”. Danos na suspensão, nos freios e até nas próprias rodas são comuns, mas é importante saber se esses componentes realmente estão danificados.
O ideal, antes de levar o carro para realizar a troca dos pneus, é levá-lo para seu mecânico de confiança dar uma verificada nesses componentes, para que assim você esteja completamente ciente dos problemas que seu automóvel possa apresentar.
Além do mais, a estratégia para chamar a atenção do consumidor é anunciar o pneu por um preço baixo, fazendo com que ele procure a loja, mas quando perguntar este produto não estará mais disponível, fazendo com que você precise pagar um valor maior. Eis que ao chegar à loja, alguns defeitos serão incluídos em seu carro, como por exemplo, rodas empenadas, mas eles não irão te mostrar, apenas cobrar.
No final das contas, o consumidor foi à loja esperando gastar menos de R$ 1000 e saiu de lá pagando quase R$ 2000. Por isso a importância de levar o carro em alguém de confiança para saber se ele realmente apresenta todos esses problemas. Os vendedores podem ainda colocar empecilhos, como não poder fazer a troca sem consertar a suspensão, mas na verdade eles podem, apenas querem que você gaste mais.
Para evitar cair nessas armadilhas, o consumidor precisa ir até a loja bem informado e, se possível, acompanhado de uma segunda opinião. Além disso, também é válido pesquisar o histórico da loja, buscar avaliações e, caso se sinta pressionado para realizar consertos que não são necessários, não hesitar em procurar outro estabelecimento.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!