O programa IPI Verde, lançado na semana passada, deve reduzir o imposto de 60% dos carros vendidos no Brasil, segundo estimativas do governo federal. Por outro lado, a medida também vai aumentar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de alguns SUVs 4x4, picapes e esportivos, principalmente aqueles modelos movidos a diesel.
O contraste acontece porque a iniciativa, na prática, altera o cálculo do IPI, definindo a tributação conforme o nível de emissão de poluentes, o potencial de reciclagem e a segurança dos carros. Assim, os automóveis com as melhores pontuações nesses quesitos ganham redução na alíquota, enquanto os piores ranqueados pagam mais imposto.
A nova tabela mostra que carros elétricos e híbridos flex do tipo PHEV terão uma redução de 2 pontos percentuais no imposto. Já os veículos movidos a diesel, como as picapes Volkswagen Amarok e Nissan Frontier, serão os mais prejudicados, com um acréscimo de 12% na alíquota.
Tabela IPI Verde
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Elétricos: -2%
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Híbridos PHEV flex (ou etanol): -2%
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Híbrido HEV flex (ou etanol): -1,5%
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Híbrido MHEV flex (ou etanol): -1%
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Etanol: -0,5%
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Flex: 0%
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Híbrido PHEV (gasolina): +2%
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Híbrido HEV (gasolina): +3%
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Híbrido MHEV (gasolina): +4,5%
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Híbrido PHEV (diesel): +3%
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Híbrido HEV (diesel): +4%
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Híbrido MHEV (diesel): +5,5%
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Gasolina: +6,5%
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Diesel: +12%
Acréscimo
Os carros mais potentes vão ficar ainda mais caros. Com o programa Carro Sustentável, veículos com até 115 cv de potência obtém isenção de IPI. Porém, carros a diesel com mais de 143 cv de potência terão acréscimos adicionais na alíquota.
Para exemplificar, um Toyota SW4, com motor de 204 cv, terá acréscimo de 12% por ser movido a diesel e ainda terá acréscimo de 1,5% por superar a barreira dos 200 cv. Desta forma, a alíquota sobe de 6,3% para 19,8%.
Os valores dos veículos com as alterações nas regras ainda não foram anunciados. A tabela atualizada do IPI e as demais mudanças anunciadas pelo governo federal entram em vigor em 90 dias, ou seja, no começo de outubro.
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