A Fiat revelou oficialmente o novo 500 híbrido, que será vendido exclusivamente na Europa a partir de novembro de 2025. A principal proposta do modelo é ser uma alternativa mais acessível ao elétrico 500e, oferecendo um sistema híbrido-leve baseado em componentes já conhecidos da Stellantis no Brasil.
Com preço estimado em cerca de € 17 mil (aproximadamente R$ 109 mil na conversão direta), o novo 500 híbrido chega ao mercado custando praticamente metade da versão elétrica, que parte de R$ 192 mil no Brasil.
A base do conjunto motriz é o já conhecido motor 1.0 Firefly aspirado, de três cilindros, utilizado em modelos como Mobi e Argo. Ele entrega 70 cv de potência e trabalha com uma transmissão manual de seis marchas.
Esse motor é acompanhado de um sistema híbrido-leve de 12V, semelhante ao adotado pelo Pulse. A tecnologia funciona apenas como apoio em partidas e frenagens, não sendo capaz de mover o carro sozinho. A proposta é reduzir o consumo e emissões sem encarecer o projeto com componentes mais complexos.
Apesar da simplicidade mecânica, o 500 híbrido traz um pacote bem completo de itens de série. O painel digital de 7 polegadas é integrado à central multimídia Uconnect 5 de 10,25”, com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
No pacote de segurança, o compacto também se destaca com seis airbags, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e reconhecimento de placas de trânsito.
O novo 500 híbrido será oferecido nas três configurações já conhecidas da linha elétrica: hatch com duas portas, a versão 3+1 (com porta traseira suicida do lado direito) e o conversível Cabrio. A Fiat também anunciou uma edição especial "Torino", com visual exclusivo, para celebrar a produção do carro em Mirafiori, na Itália.
A marca planeja produzir cerca de 5 mil unidades até o fim de 2025, como forma de manter a linha do 500 ativa enquanto a demanda por elétricos ainda amadurece em alguns mercados. O modelo não deve ser oferecido fora da Europa.