A Renault trouxe para o Brasil em 2023, uma versão elétrica do Kwid, até hoje, permanece sendo mais completa e equipada em comparação ao modelo mais completo. Entretanto, a configuração topo de linha do subcompacto com motor térmico, tem algumas vantagens sobre a elétrica. Confira:
O Kwid Outsider é a versão mais completa da linha a combustão, equipada com motor 1.0 de 3 cilindros, que entrega 71 cv e 10 kgfm de torque no etanol e 68 cv e 9,4 kgfm de torque na gasolina. O câmbio é manual de 5 marchas e o desempenho não é nada excepcional, mas é ideal para o uso urbano. Faz um 0-100 km/h em 13,2s e atinge uma velocidade máxima de 156 km/h.
Um dos seus maiores atrativos da versão a combustão é a economia, já que o hatch faz cerca de 14,6 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada, utilizando gasolina. O Kwid ainda tem uma autonomia urbana de 555 km e a rodoviária de 589 km. Esse número pode variar dependendo do consumo.
Já o E-Tech é um modelo 100% elétrico e vem com motor de 65 cv de potência e 11,5 kgfm de torque, entregue de modo instantâneo. O subcompacto tem desempenho mais ágil em arrancadas, comum em carros elétricos. Mas, devido a baixa potência, o foco do Kwid não é a velocidade, fazendo um 0-100 km/h em 14,6s e atingindo uma máxima de 130 km/h.
Sua autonomia oficial é de 185 km no ciclo do Inmetro, o que limita majoritariamente para usos urbanos. O tempo de recarga varia de 9 a 10 horas em uma tomada comum. Agora, quando carregado em carregadores mais rápidos, esse tempo diminui para cerca de uma hora. Um detalhe, é que a versão elétrica tem 4 parafusos na roda.
Visualmente, os dois modelos são muito parecidos, mas o E-Tech se diferencia por detalhes em azul, rodas exclusivas e grade frontal fechada. Por dentro, ambos trazem central multimídia, ar-condicionado e direção elétrica, mas o elétrico tem painel digital mais moderno. Entretanto, o Kwid elétrico tem a desvantagem de ser homologado para apenas quatro ocupantes, enquanto o modelo tradicional transporta cinco pessoas.
Enquanto a versão a combustão é uma opção prática e econômica para quem busca um carro acessível com manutenção em conta, o Kwid E-Tech foca no público que busca inovação e economia no uso urbano, mas está disposto a lidar com limitações de autonomia e pontos de recarga.
O Kwid Outsider, por ser a versão topo de linha, é a mais cara, custando R$ 86.590. Já o Kwid E-Tech, por ser elétrico e importado, custa cerca de R$ 99.990.
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