x
UAI
CONHEÇA

Motorista de picape que voou no Ceará é empresário e fã de esportivos

Homem foi levado ao hospital após saltar a cerca de 10 metros de altura

Publicidade
Valécio Granjeiro é o motorista da caminhonete que voou no Ceará
Valécio Granjeiro é o motorista da caminhonete que voou no Ceará Foto: Reprodução

O motorista da Ford Ranger Raptor, que voou de uma duna da Praia de Canoa Quebrada, em Acarati (CE), foi identificado como Valécio Nogueira Granjeiro. Ele é dono da rede de Supermercados Granjeiros, situada na cidade chamada Russas, situada a 167 km da capital fortaleza. 

O empresário é bastante conhecido no município de aproximadamente 72 mil habitantes. De acordo com publicações nas redes sociais, Valécio é fã de veículos esportivos e costuma posar ao lado de modelos de luxo. 

Valécio ficou desacordado após saltar com a Ranger a cerca de 10 metros de altura. Após ser levado a uma UPA de Acarati, o homem foi levado a um hospital particular da região. O estado de saúde do motorista é estável. 

A secretária de Valécio declarou que o empresário se manifestará em momento oportuno. "A prioridade, neste momento, é o pronto restabelecimento de sua saúde", declarou, em contato com o G1. De toda forma, esclarecemos tratar-se de uma pessoa idônea, do bem, e que sempre buscou (e busca) respeitar às leis", acrescentou. 

Valécio foi multado por realizar manobras arriscadas e fazer exibições de risco, segundo consta o artigo 175 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Ele foi multado em R$ 2.934,70 e teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. 

Ford Ranger Raptor voa em duna de Canoa Quebrada, no Ceará
Ford Ranger Raptor voa em duna de Canoa Quebrada, no Ceará Foto: Reprodução/Instagram

Além disso, como a Ranger sobrevoou um buggy no momento do incidente, a Prefeitura de Acarati investiga Valécio por cometimento de eventuais outras ilegalidades. A Polícia Civil, por sua vez, instaurou um procedimento por crime ambiental. 

Sobre a Ford Ranger Raptor

Ford Ranger Raptor 2024 cinza, de frente, em movimento em estrada de terra, saltando sobre ondulação
Amortecedores da marca Fox que equipam a Ford Ranger Raptor permitem que a picape salte em desníveis sem problema algum Foto: Jorge Lopes/EM/D.A.Press

O impacto do salto foi tão intenso que a suspensão da Ranger Raptor cedeu, os pneus furaram e os airbags foram acionados. O veículo foi rebocado por outra picape e está sob da Secretaria de Segurança Cidadã e Ordem Pública de Aracati. 

A linha Raptor é a mais agressiva em 4x4 da Ford no mundo. Seu desenvolvimento é realizado no deserto de Baja California, no México, onde acontece o "Rally Baja". A caminhonete impressiona por ter o motor V6 3.0 de 397 cv.  Além da potência elevada em relação à Ranger tradicional, o modelo ganha muito mais capacidade off-road com amortecedores preparados, altura elevada e pneus diferenciados.

A Raptor é a única versão da Ranger vendida no Brasil que traz motor a gasolina e não é produzida na Argentina. O modelo mede 5,38 m de comprimento, 2,20 m de largura, 1,92 m de altura e pesa 2.400 kg, com 850 mm de capacidade de imersão.

No manual da caminhonete, a Ford faz alertas sobre a capacidade de salto da Ranger. "Revise o caminho à frente antes de tentar cruzar um obstáculo", diz um trecho. "Não dirija sobre o cume de uma colina sem ver quais são as condições do outro lado", acrescenta.