O vídeo de uma Ford Ranger Raptor tomou conta das redes sociais neste fim de semana. As imagens do salto da picape com pretensões esportivas chamou atenção do público pela altura máxima, mas o desfecho não foi nada positivo, afinal, o carro ficou completamente destruído.
No vídeo, filmado em Canoa Quebrada, Ceará, é possível ver a Ranger saltando uma duna. A velocidade que a picape sobe a parede de areia por si só já é impressionante, mas é algo esperado para o motor V6 3.0 de 397 cv de potência.
O que fez o vídeo viralizar foi a altura e distância do salto da picape. Nas redes sociais, usuários disseram que o modelo saltou cerca de 85 metros de distância. A altura, porém, é difícil de determinar, mas algumas filmagens dizem 10 metros de altura.
A filmagem não mostra a aterrissagem da picape, mas há um vídeo complementar que mostra o veículo com rodas empenadas, suspensões destruídas, dano aparente nos eixos, airbags acionados e danos na carroceria. Ao longo do fim de semana, mais vídeos surgiram, inclusive com a picape sendo rebocada, já durante a noite.
Ver essa foto no Instagram
Vale ressaltar que, além de perigoso para o motorista, o salto poderia ter um desfecho ainda mais trágico. Apesar de ser uma região de duna, é possível ver muitas pessoas ao redor e a picape ainda passa por cima de um bugre estacionado na areia.
Desenvolvida para o extremo
A linha Raptor é a mais agressiva em 4x4 da Ford no mundo. Seu desenvolvimento é realizado no deserto de Baja California, no México, onde acontece o “Rally Baja”. Além da potência elevada em relação à Ranger tradicional, o modelo ganha muito mais capacidade off-road com amortecedores preparados, altura elevada, pneus diferenciados, e muito mais.
Como é a Ranger Raptor?
A Raptor é a única versão da Ranger vendida no Brasil que traz motor a gasolina e não é produzida na Argentina. O modelo mede 5,38 m de comprimento, 2,20 m de largura, 1,92 m de altura e pesa 2.400 kg, com 850 mm de capacidade de imersão.
A Ranger "tradicional" mede 5,37 m de comprimento, 2,20 m de largura, 1,88 m de altura e pesa 2.357 kg na versão Limited, a topo de linha. O ganho em altura da Raptor é justificado pelos amortecedores Fox de 2,5 polegadas.
Internamente, a Raptor ganha bancos exclusivos e acabamento com costuras e detalhes em um tom alaranjado, e o sistema de som é assinado pela Bang & Olufsen, com oito alto falantes, em vez de seis.
No mais, o multimídia sync 4 é o mesmo da Ranger Limited, bem como o painel de instrumentos digital e os sete airbags.
A picape é conhecida por aguentar bastante desaforo e até mesmo alguns saltos mais violentos, mas o proprietário do modelo brasileiro claramente exagerou. Em 2013, o vídeo de uma F-150 Raptor saltando 27 metros também viralizou pelo mesmo motivo, o carro ficando totalmente destruído após a tentativa.
Apesar das capacidades, sempre há um limite para esses carros sobreviverem a impactos. Os vídeos não mostram que o motorista tenha sofrido lesões graves, mas é sempre importante ressaltar a possibilidade, mesmo com airbags.
-
Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!