Apesar da febre dos SUVs no Brasil, os hatches ainda tem seu lugar nas garagens brasileiras. O mercado de usados traz uma variedade de carros que permitem que o consumidor tenha mais de uma opção na hora de trocar de veículo.
Abaixo estão algumas opções de hatches que possuem motores flex, turbos e aspirados, que tem uma boa quantidade de equipamentos de série, que deixam os modelos completos porém acessíveis. Confira:
Volkswagen Polo (2018-2022)
O Polo chegou com proposta de hatch premium, porém por um custo baixo, entregando um conforto maior que a geração anterior. As versões aspiradas são bem resolvidas para o uso urbano, mas o destaque vai para os modelos com motor 1.0 TSi, que combinam bom desempenho com baixo consumo de combustível.
Já a versão topo de linha GTS traz além do motor 1.4 TSi, um visual esportivo e suspensão exclusiva do modelo, oferecendo uma boa experiência de condução.
Motores: 1.0 de 84/75 cv, 1.6 de 117/110 cv, 1.0 turbo de 128/115 cv e 1.4 turbo de 150 cv;
Câmbios: manual de cinco marchas ou automático de seis marchas;
Prós: desempenho, dirigibilidade e consumo;
Contras: acabamento interno e custo de manutenção;
Preços: R$60.599 - R$113.524.
Ford New Fiesta Hatch (2015-2018)
O New Fiesta marcou a época por seu novo visual em relação à antiga geração do modelo. O acabamento melhorado, melhora na dirigibilidade e pacote de equipamentos completo (mesmo nas versões intermediárias), fez com que o carro se destacasse entre os hatches compactos.
A versão topo de linha era a Titanium, que trazia sete airbags, controles de tração e estabilidade, farois com projetor e sistema multimídia Sync. O maior problema era o câmbio Powershift, que acabou prejudicando a imagem do modelo.
Motores: 1.5 de 112/107 cv e 1.6 de 128/115 cv;
Câmbios: manual de cinco marchas ou automatizado de dupla embreagem (Powershift) de seis marchas;
Prós: comportamento dinâmico, acabamento e equipamentos;
Contras: espaço interno e histórico problemático do câmbio automatizado;
Preços: R$41.250 - R$60.547.
Fiat Argo (2018-2021)
O Argo chegou ao mercado com o objetivo de substituir o Palio, Punto e Bravo. Sendo capaz de atender desde quem busca um carro de entrada até quem quer algo com pegada esportiva. O destaque ficava para as versões 1.3 Firefly e 1.8 E.torQ, que entregam um melhor desempenho no dia a dia.
A versão topo HGT traz motor 1.8, visual esportivo, e trazia duas opções de câmbio (manual de 5 marchas ou automática de 6), central multimídia e painel digital , sendo a mais completa da linha.
Motores: 1.0 de 77/72 cv, 1.3 de 109/101 cv e 1.8 de 139/135 cv;
Câmbios: manual de cinco marchas, automatizado GSR e automático de seis marchas;
Prós: estilo, consumo, dirigibilidade e oferta de versões;
Contras: desempenho nas versões mais fracas e acabamento simples;
Preços: R$49.438 - R$78.607.
Chevrolet Onix (2020-2023)
A segunda geração do Onix trouxe uma série de novidades, mas a principal foi o motor 1.0 turbo. Que gera 116 cv tanto na gasolina quanto no etanol, deixando assim o modelo com uma boa potência, aliado de um baixo consumo de combustível.
A versão topo de linha Premier se destaca com pacote completo de segurança (com alerta de ponto cego e sensores), ar digital e farois de LED. Um carro que entrega muito por seu preço, podendo ser considerado um dos modelos mais completos da lista.
Motores: 1.0 de 82/78 cv e 1.0 turbo de 116/116 cv;
Câmbios: manual ou automático, ambos de seis marchas;
Prós: tecnologia, segurança, consumo e espaço interno;
Contras: acabamento interno, custo das revisões e problemas na correia dentada;
Preços: R$61.588 - R$89.813.
Hyundai HB20 (2020-2022)
O HB20 evoluiu bastante na segunda geração, ganhando mais tecnologia e segurança, tendo um acerto de suspensão e desempenho eficiente nas versões 1.0 turbo. Mas até mesmo as opções aspiradas atendem bem os consumidores.
A versão topo de linha, Diamond Plus oferece visual refinado, motor 1.0 turbo com ótimo desempenho. Traz também itens como central multimídia, chave presencial, bancos de couro e sensores de estacionamento. Ideal para quem quer um compacto moderno e bem equipado.
Motores: 1.0 de 80/75 cv, 1.6 de 130/120 cv e 1.0 turbo de 120/115 cv;
Câmbios: manual de cinco marchas ou automático de seis marchas;
Prós: conforto, tecnologia e bom desempenho nas versões turbo;
Contras: visual polêmico e espaço traseiro limitado;
Preços: R$55.810 - R$82.632.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!