Os radares de trânsito no Brasil, normalmente, continuam operando sim no período noturno. Mas é importante saber que nem todos funcionam da mesma forma e pelo mesmo tempo, visto que alguns podem ficar ligados 24 horas por dia.
O radar de velocidade é o radar que nunca é desligado, a menos que seja para manutenção. Ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou seja, caso exceda o limite de velocidade às 03:30 da madrugada, a infração será contabilizada e a multa será aplicada.
Em contrapartida, os radares semafóricos costumam ser desligados durante um determinado período da noite. Geralmente, de 22h da noite às 06h da manhã (depende de cada cidade), já que são horários com menor fluxo de veículos, e com maior número de assaltos.
Há até alguns lugares em que o semáforo desliga, em caso de faixa de pedestres, por exemplo. É importante consultar os órgãos de trânsito de cada cidade, para confirmar se os radares semafóricos realmente são desligados e a partir de qual horário.
Em algumas cidades também ocorre o desligamento dos equipamentos que monitoram as faixas exclusivas para ônibus. O horário tende a ser o mesmo do semafórico, mas é importante consultar com o órgão de trânsito responsável.
Vale ressaltar que, caso o motorista ultrapasse um sinal vermelho em um domingo as 19:30, uma multa será aplicada pois, mesmo que a rua esteja vazia, os radares ainda estarão ligados.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!