A Fiat já tem data para iniciar a produção da nova geração do Fastback no Brasil. Segundo informações apuradas pela Autoesporte junto a fontes ligadas à marca, o SUV cupê começará a ser fabricado em série no último trimestre de 2026, na planta de Betim (MG). O lançamento comercial deve ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027.
O modelo será o segundo carro nacional da Fiat a utilizar a plataforma Smart Car, uma derivação da CMP — arquitetura já usada por outras marcas do grupo Stellantis, como Peugeot e Citroën. O primeiro veículo nacional sobre essa base será o Grande Panda, hatch compacto que estreia em 2026 com a meta de se tornar o carro de passeio mais vendido do país.
Visual inspirado no Panda europeu
A nova geração do Fastback seguirá a linguagem de design inaugurada pelo Panda europeu, com linhas mais modernas e futuristas. O SUV manterá o perfil cupê característico, com teto de caimento acentuado e proporções esportivas. A dianteira adotará capô alto e plano, faróis com assinatura luminosa exclusiva e para-choque redesenhado, onde passará a ficar a placa de identificação.
Dependendo da versão, o modelo poderá trazer logotipo iluminado, inspirado no conceito apresentado pela Fiat em 2024.
Graças à Smart Car, o Fastback ficará mais espaçoso por dentro — especialmente no banco traseiro. O entre-eixos deve crescer dos atuais 2,53 metros para cerca de 2,60 m, podendo chegar aos mesmos 2,64 m do “primo” Citroën Basalt.
Motorização híbrida leve
O Fastback de segunda geração trará o motor 1.0 GSE T3 turbo flex híbrido leve de 12V, já presente na linha 2026 do modelo atual e também no Pulse. O câmbio será automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.
O conjunto, batizado de T200 Hybrid, combina o motor três-cilindros turbo flex de 130 cv e 20,4 kgfm de torque com o sistema elétrico BSG de 12V, que auxilia nas partidas e melhora o consumo.
Nas versões mais caras, incluindo a Abarth, o SUV deve manter o 1.3 turbo flex de 185 cv, garantindo desempenho superior e apelo esportivo.
Parte de um plano maior da Fiat
O novo Fastback integra o pacote de cinco lançamentos nacionais que a Fiat planeja até 2030 — todos baseados na plataforma Smart Car, exceto a futura terceira geração da Strada, prevista para 2027.
Com produção nacional e design global, o SUV chega para reforçar a presença da marca no segmento dos utilitários esportivos compactos-cupês, mirando diretamente rivais como Volkswagen Nivus.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!