A Stellantis anunciou que investirá 13 bilhões de dólares (na cotação atual, cerca de R$ 70 bilhões) em quatro fábricas nos Estados Unidos nos próximos quatro anos, ou seja, até o fim de 2029. Este é o maior aporte financeiro da montadora de veículos em seus 100 anos de história.
O plano da Stellantis prevê a expansão da produção nos EUA em até 50%, com cinco lançamentos de veículos novos e 19 atualizações de produtos. Ao todo, o conglomerado prevê a criação de mais de 5 mil novos empregos nas plantas de Illinois, Ohio, Michigan e Indiana.
Entre as principais novidades, a Stellantis promete a reabertura da fábrica de Belvidere, em Illinois, para expandir a produção do Jeep Cherokee e do Compass. Na cidade de Toledo, em Ohio, uma nova picape de médio porte será fabricada.
Já planta de Warren, no Michigan, produzirá um novo SUV grande elétrico com autonomia estendida e motor de combustão interna. Por fim, a próxima geração do Dodge Durango será feita em Detroit, enquanto as instalações de Kokomo, no estado de Indiana, produzirão o novo motor GMET4 EVO.
"Acelerar o crescimento nos EUA tem sido uma prioridade desde o meu primeiro dia. O sucesso na América não é bom apenas para a Stellantis nos EUA – é bom para toda a Stellantis", disse Antonio Filosa, CEO do conglomerado.
A Stellantis, vale lembrar, colheu um resultado negativo no primeiro semestre de 2025, seja na quantidade de vendas ou no lucro líquido. O investimento, desta forma, é uma forma de recuperar a força no grupo no mercado norte-americano.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!