UAI

Logus quase ganhou reestilização, mas saiu de linha antes

Além de atualizar o visual do modelo, fabricante estudou ainda adotar uma carroceria de quatro portas

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Projeto do Logus atualizado não saiu do Estúdio de Design da Volkswagen, localizado na fábrica de Anchieta, no ABC Paulista
Projeto do Logus atualizado não saiu do Estúdio de Design da Volkswagen, localizado na fábrica de Anchieta, no ABC Paulista Foto: Projeto do Logus atualizado não saiu do Estúdio de Design da Volkswagen, localizado na fábrica de Anchieta, no ABC Paulista

Com a dissolução da Autolatina, em 1996, que unia Volkswagen e Ford em uma joint-venture, alguns veículos de ambos os fabricantes saíram de linha. É esse o caso do Logus, que utilizava a plataforma do Escort, apesar de ser da marca alemã. Porém, ainda assim, o modelo quase passou por uma reestilização antes de deixar o mercado, de acordo com mais uma revelação de Luiz Alberto Veiga.

O ex-designer da Volkswagen vem trazendo a público, por meio de conta pessoal no Instagram, alguns projetos cancelados pela empresa. Ele já divulgou imagens do Voyage "Bolinha" e de uma picape do Santana, além de propostas para a reestilização do Golf e também para a renovação da Kombi. Agora, foi a vez do Logus atualizado, que aparece de traseira dentro do Estúdio de Design da empresa.

Veiga revelou que a atualização seria estendida também ao Pointer, hatch baseado no Logus: esse modelo parece estar mais ao fundo, mas não é possível ver a traseira dele. Além disso, o ex-designer comentou que a Volkswagen chegou a trabalhar no projeto de um SUV, sem, contudo, dar mais detalhes. Tal veículo aparece na parte esquerda da foto, em um desenho em tamanho real.

Antes do fim da Autolatina, trabalhamos em um facelift de Logus e Pointer e estudamos um SUV, já prevendo, muito antes, esta onda que tomou conta do mundo automobilístico.

Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen

Entre as mudanças, é possível notar a adoção de novas lanternas e de um para-choque mais liso, sem frisos. Já a tampa do porta-malas perdeu a régua de plástico, mas ganhou uma moldura para a placa. Porém, o detalhe mais curioso é que a carroceria passou a ter quatro portas, coisa que o Logus nunca teve: o modelo de produção vinha unicamente com duas portas.

Sobre o Volkswagen Logus

O VW Logus foi lançado em março 1993, enquanto o Pointer chegou pouco depois, no último mês daquele mesmo ano. Ambos eram fabricados pela... Ford: saíam da mesma linha de produção que fornecia o Escort e o Verona, na unidade industrial de São Bernardo do Campo (SP), desativada em 2019. Os dois deram adeus ao mercado brasileiro em dezembro de 1996.

Durante a existência da Autolatina, as duas marcas compartilharam motores, plataformas e tecnologias. Além do Logus e do Pointer, a Ford também produziu o Apollo, que era um clone do Verona de primeira geração. Mas a situação contrária também ocorreu: a Volkswagen fabricou o sedan Versailles e a perua Royale para a empresa parceira, baseados no Santana e na Quantum, respectivamente.

Assista ao vídeo com um Ford Escort XR-3 1992: produzido durante época da Autolatina, esportivo tem motor Volkswagen de fábrica!

https://www.youtube.com/watch?v=ph46QBl-thU