Segredo

Picape Santana é revelada por ex-designer da Volkswagen

Luiz Alberto Veiga continua revelando "segredos" que nunca chegaram às ruas brasileiras. Caminhonete tinha caçamba de Hilux

Protótipo de um Volkswagen Santana picape visto de lado.
Protótipo de um Volkswagen Santana com carroceria de picape; projeto foi revelado por Luiz Alberto Veiga,que é ex-designer da Volkswagen do Brasil Reprodução

Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen do Brasil, revelou o projeto engavetado de uma picape Santana. É isso mesmo, depois de divulgar imagens de uma possível reestilização da Kombi, o profissional agora publicou imagens não só do desenho da caminhonete, mas também de um protótipo construído pela Volkswagen.

“Esta proposta de uma Pick-up derivada do Santana foi realizada inteiramente pela área de protótipo da ala 17, com algumas recomendações da nossa área. No fim, como em muitas outras investigações, o projeto não atingiu um retorno financeiro necessário para justificar os grandes investimentos”, explicou Veiga em sua postagem sobre a picape Santana.

Picape Santana tinha caçamba da Hilux

Naturalmente, a rede social de Luiz Alberto Veiga conta com a “participação” de vários colegas da época, que contribuíram com detalhes. “Fizemos vários testes com este protótipo, a caçamba e vários componentes da parte traseira, vieram da pick-up VW Taro, teria a identidade VW e Ford, visava principalmente substituir a Ford Pampa com o fim da família Del Rey, pena que não seguiu adiante”, relatou um perfil identificado como “gg sabino”.

As informações acima foram referendadas por Luiz Alberto Veiga. Essa VW Taro citada nada mais é que a quinta geração da Toyota Hilux reembalada pela Volkswagen. E, mesmo que a pessoa não saiba disso, é impossível olhar para o protótipo da picape Santana sem se lembrar da caminhonete da Toyota.

Esquete de um Volkswagen Santana com carroceria de picape; projeto da caminhonete foi revelado por Luiz Alberto Veiga,que é ex-designer da Volkswagen do Brasil
Esquete do Volkswagen Santana com carroceria de picape

Visual foi baseado na segunda geração do VW Santana

O protótipo da caminhonete era funcional e sua composição parece simples: a dianteira de um Santana “colado” à enorme caçamba da Taro/Hilux. Não há muitos detalhes técnicos da picape Santana, como se o veículo foi construído sobre chassis ou qual conjunto mecânico teria.

Os componentes tubulares do protótipo da picape Santana – como os estribos, para-choque traseiro e santantônio – não parecem detalhes definitivos. Porém, analisando o esquete da caminhonete, nota-se que o projeto foi baseado na segunda geração do Santana.

Luiz Alberto Veiga está aposentado desde 2018. O designer trabalhou na criação de modelos nacionais da Volkswagen como o Fox, o Logus, o Pointer e diferentes gerações do Gol. Considerando os comentário de suas postagens, vem mais memória boa por aí. Confira o perfil no https://www.instagram.com/p/CgT1Ry3uMEE/.