O sonho do carro brasileiro parece estar chegando ao fim mais uma vez. Em entrevista ao Jornal do Carro, o empresário Flávio Figueiredo Assis, o autointitulado “Elon Musk brasileiro”, dono da Lecar, declarou que a empresa devolveu os valores pagos pelos clientes que fizeram a pré-reserva dos carros da marca.
Segundo o empresário, a Lecar já devolveu o dinheiro de 90% dos clientes que realizaram a reserva do 459, híbrido-flex previsto para ser entregue a partir de agosto de 2026. A oferta de pré-venda obrigava os interessados a pagar 1% (R$ 1.593) do valor total do veículo (R$ 159.300). Em entrevistas durante o ano de 2025, Flávio Figueiredo havia informado que o modelo tinha mais de 4.500 pedidos.
Apesar disso, o empresário segue confiante de que os modelos da Lecar serão produzidos: “Os projetos continuam de pé. Vai sair”. Além dos carros, a Lecar ainda promete a construção de uma fábrica de 90 mil m² em Sooretama (ES) com capacidade para 120 mil carros por ano e inauguração prevista para agosto de 2027.
Parceria frustrada com a Dongfeng
Na mesma entrevista, o empresário capixaba revelou que sua empresa negociava uma parceria com a chinesa Dongfeng, uma das maiores fabricantes do país. Além do compartilhamento de tecnologias e desenvolvimento conjunto dos projetos, o Dongfeng Box, modelo de entrada dos chineses, seria cedido à Lecar para ser comercializado como Lecar Pop no Brasil.
Dongfeng apresenta outra versão
Em nota, a representação da Dongfeng no Brasil explicou que de fato aconteceram conversas entre a empresa e a Lecar, mas que não passaram de fases preliminares. Além disso, a empresa afirmou que após análises internas, a Dongfeng optou por iniciar sua operação de forma própria no Brasil.
Uma fonte do Jornal do Carro afirma que a parceria não seguiu por conta de problemas financeiros, uma vez que Flávio Figueiredo não cumpriu com investimentos acordados.
O empresário, por sua vez, diz que a parceria ruiu por falta de confiança dos chineses no projeto brasileiro após críticas públicas à Lecar. “A Dongfeng é uma das parcerias que a gente perdeu. O projeto estava fluindo super bem. O que aconteceu foi essa falta de confiança. As negociações passaram exclusivamente por isso”, lamentou o fundador da Lecar.
Apesar disso, a Lecar segue tendo Horse (fabricante de motores de propriedade da Renault-Geely) e a Weg como parceiras no projeto. As empresas fornecerão o motor a combustão e o gerador elétrico, respectivamente, para o sistema híbrido do Lecar 459 e da picape Campo.
Dongfeng terá operação própria
Parceira de Nissan e Stellantis na China, a Dongfeng está iniciando sua operação no mercado brasileiro. O início das operações está marcado para o mês de agosto, justamente com o Dongfeng Box e o SUV elétrico Vigo.
Segundo o jornalista Jorge Moraes, a empresa já planeja até mesmo produção nacional de seus carros, ocupando parte da fábrica da Nissan em Resende (RJ). Vale ressaltar que a Dongfeng é a responsável pela produção e também desenvolvimento de modelos da Nissan na China.
Modelos como a nova geração da picape Frontier, o sedan N7 e o SUV NX8, foram desenvolvidos em conjunto entre Dongfeng e Nissan na China e podem chegar ao Brasil em breve.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!