O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) lançou uma página exclusiva para facilitar a vida de proprietários e colecionadores de veículos antigos. A nova plataforma digital centraliza todos os serviços e orientações necessários para a regularização de modelos clássicos, tornando os processos mais simples e diretos.
Essa iniciativa concentra em um único ambiente as informações sobre a atualização de placas amarelas, a emissão da cobiçada placa preta e a solicitação de certidões históricas. O objetivo é desburocratizar a gestão documental de automóveis que são verdadeiras relíquias, atendendo tanto a entusiastas quanto a herdeiros que precisam organizar a situação de um carro de família.
Como funciona a nova página do Detran-SP
Um dos principais serviços oferecidos é o guia completo para a regularização de veículos com placas amarelas. Como esses modelos não constam mais no banco de dados atual do órgão, circular com eles sem a devida atualização pode resultar na remoção do automóvel. O procedimento pode ser iniciado de forma online.
O custo para regularizar a placa amarela é de R$ 469,91, valor que já inclui a taxa de licenciamento. Após o processo inicial no portal, a documentação é encaminhada à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para a devida conclusão. A plataforma detalha cada etapa para que o proprietário não tenha dúvidas.
Para os colecionadores que sonham com a placa preta, destinada a veículos com mais de 30 anos e alto índice de originalidade, o novo site reúne todos os requisitos e documentos. A centralização das informações evita idas desnecessárias a postos de atendimento e agiliza a obtenção do certificado.
A página também permite a emissão da Certidão de Veículo com Placa Amarela. Esse documento é fundamental para comprovar a existência e a propriedade do automóvel em processos administrativos ou judiciais, oferecendo segurança jurídica aos donos desses clássicos.
• Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!