x
UAI

Toyota avança para produzir modelo maior que Hilux na Argentina

Tundra já foi flagrada na Argentina e pode ser vendida nos próximos anos

Publicidade
Tundra é um dos modelos mais populares da Toyota nos Estados Unidos
Tundra é um dos modelos mais populares da Toyota nos Estados Unidos Foto: Divulgação

A produção fabril da Toyota em Zárate, na Argentina, está a todo vapor no início de 2026. Além de produzir Hilux, SW4 e a van HiAce, a marca japonesa já se prepara para a atualização da picape média Hilux no ano que vem. A grande novidade é que a Toyota iniciou os trabalhos para produzir uma picape maior, provavelmente a Tundra norte-americana.

As informações são do portal argentino ‘A Rodar Post’, a empresa japonesa já está sondando fornecedores locais para realizar cotação de peças para o novo projeto. O portal argentino ouviu cinco fornecedores locais que confirmaram a informação e declararam que o projeto está avançando.

Apesar do início das movimentações para a produção de uma picape grande, o modelo pode demorar para chegar aos concessionários. Com a nova Hilux chegando em 2027, o utilitário maior só deve ser produzido a partir do primeiro trimestre de 2028, embora o prazo possa ser alterado.

O portal afirma ainda que os próximos dias serão definitivos para o projeto e que mais notícias devem chegar na primeira semana de março.

Qual picape é maior que a Hilux?

Nos Estados Unidos, a Toyota oferece duas picapes: Tacoma e Tundra. A Tacoma tem dimensões próximas a da Hilux, porém, um pouco maiores. Acima da Tacoma está a Tundra, modelo que compete com Chevrolet Silverado, Ford F-150 e Ram 1500, modelos cada vez mais presentes na América do Sul.

Nos Estados Unidos, a Tundra é produzida em San Antonio, Texas, e utiliza a plataforma GA-F, dedicada para veículos com capacidade 4x4. Na variante ‘Crew Max’ com caçamba curta, a Tundra mede 5,93 m de comprimento e 3,70 m de entre-eixos.

Toyota Tundra
Toyota Tundra Foto: Divulgação

Nos EUA, a picape é oferecida com motor exclusivamente a gasolina 3.4 litros V6 bi-turbo de até 394 cv de potência e 66,2 kgfm de torque. Há ainda a opção híbrida, que usa o mesmo propulsor, mas adiciona um motor elétrico de 49 cv na transmissão automática de 10 marchas.

Motor 3.5 V6 biturbo a gasolina da Toyota, instalado no cofre de uma caminhonete Tundra 2022
Toyota Tundra com motor 3.5 V6 biturbo a gasolina Foto: Toyota/Divulgação

Combinando os dois motores, a Tunda híbrida entrega até 443 cv de potência e 80,55 kgfm de torque total. A capacidade de reboque é de 5,4 toneladas, enquanto a capacidade de carga é de 880 kg, o que impossibilitaria o uso de um motor diesel no Brasil, por exemplo.

Internamente, a Tundra traz painel de instrumentos de 12,3 polegadas e multimídia de 14 polegadas na versão topo de linha, oferecendo conexão sem fio com smartphones.

Entre os itens de segurança, a Tundra traz a variante 2.5 do Toyota Safety Sense, o pacote de ADAS da marca, que oferece, por exemplo, leitor de placas, sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, monitor de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.