x
UAI
Mudanças importantes!

Nova Toyota Hilux é apresentada com motor elétrico, híbrido e diesel

Nona geração da tradicional picape japonesa deverá chegar ao Brasil nos próximos anos

Publicidade
Toyota Hilux BEV
Toyota Hilux BEV Foto: Divulgação

A Toyota apresentou a nova Hilux na Tailândia e na Europa nesta segunda-feira (10). Para além do visual completamente diferente, a nona geração da picape irá apostar em múltiplas opções de motorização para atender as mais variadas necessidades de seus clientes.

Enquanto rumores apontavam que a picape passaria apenas por uma ‘atualização profunda’, a marca considera a nova Hilux como a nona geração da picape, embora mantenha a mesma plataforma IMV, utilizada pelo modelo desde 2004.

Na nova geração, a Hilux será oferecida com motores a gasolina, diesel, híbrida de 48V, além de opções 100% elétricas e até mesmo com célula de combustível a hidrogênio, programada para 2028. Segundo a Toyota europeia, a picape receberá um novo motor 2.8 turbodiesel (no Brasil, a picape já é 2.8), e as versões a gasolina por lá contarão com motor 2.7 a gasolina. Outra novidade importante é que agora a picape passa a contar com direção com assistência elétrica.

Toyota Hilux BEV
Toyota Hilux BEV Foto: Divulgação

Na Europa, e provavelmente também no Brasil, o conjunto híbrido será instalado no propulsor 2.8 turbodiesel, e a promessa da Toyota é de entregar eletrificação sem comprometer o espaço interno da picape e mantendo a capacidade de carga de “até 1 tonelada” e puxar reboques de até 3.500 kg.

Para clientes que farão off-road, a Toyota afirma que a picape híbrida manterá a capacidade de imersão de 700 mm, isso por conta da posição elevada do motor-gerador elétrico.

Nova geração, novo visual

Hilux Invencible Hybrid
Na Europa, Hilux híbrida também foi apresentada e adianta visual que deve ser utilizado no Brasil Foto: Divulgação

Para a nona geração da Hilux, a Toyota aposta em uma mudança brusca no visual. A picape agora passa a contar com faróis mais finos, para-choque bem recortado e entradas de ar em posição bem elevada, mesmo nas versões eletrificadas.

Acompanhando o visual dianteiro, a Hilux ganhou também novos para-lamas para manter a continuidade das linhas apresentadas pelo para-choque. O que não mudou foram as portas.

Toyota Hilux BEV
Toyota Hilux BEV terá porta de recarga no para-lama dianteiro esquerdo Foto: Divulgação

A traseira também foi remodelada e passa a ser bem diferente do modelo atual. As lanternas agora invadem a lateral da picape com um desenho diagonal e possuem desenho interno em C. A tampa da caçamba agora conta com recortes que dão uma impressão de robustez e ostentam o nome da marca impresso na chapa metálica.

O para-choque traseiro da picape mantém o desenho recortado e angulado, mas se destaca pela presença de dois degraus na lateral para facilitar o acesso à caçamba.

Cabine mais moderna

Toyota Hilux BEV
Toyota Hilux BEV Foto: Divulgação

Disponível apenas na variante cabine dupla, a nona geração da Hilux traz avanços significativos na parte interna. Com inspirações no Land Cruiser, o console central traz desenho completamente diferente e destaca o painel digital de 12,3” e a central multimídia de também 12,3 polegadas.

Na Europa, a picape traz ar-condicionado digital de duas zonas e promete evolução em conectividade. A segurança ativa fica por conta do Toyota Safety Sense, que agora conta com assistente de condução ativo, sistema de frenagem de emergência, alerta de ponto cego, alerta de saída segura e câmera de monitoramento de fadiga do motorista.

Mais detalhes sobre a lista de equipamentos serão divulgados somente no fim do ano, quando a picape começará a ser produzida na Tailândia, mas poderá apresentar diferenças em relação a cada mercado.

Hilux Elétrica

Toyota Hilux BEV
Toyota Hilux BEV Foto: Divulgação

A nova geração da Hilux terá uma variante totalmente elétrica pela primeira vez na história da picape. A marca diz que mesmo com a nova motorização, a Hilux BEV manterá a qualidade, durabilidade e confiança.

As baterias serão de íons-lítio e terão 59,2 kWh de capacidade. A tração será integral permanente com 20,9 kgfm de torque no eixo dianteiro e 29,2 kgfm de torque no eixo traseiro.
Os números de potência ainda não foram confirmados, mas o protótipo de Hilux elétrica apresentado na Tailândia tem 195 cv de potência, pouco menos que os 204 cv da Hilux a diesel vendida no Brasil.


O grande porém da Hilux elétrica é justamente o alcance. Na Tailândia, a marca divulga cerca de 300 km ou mais de alcance no ciclo NEDC, porém, o site da Toyota na Europa afirma 240 km de alcance no ciclo europeu de medição WLTP.

Em termos de capacidade, a Hilux elétrica apresenta números “pré-homologação” de 715 kg de carga e 1.600 kg de capacidade de reboque. Utilizando toda sua capacidade, os 240 km de alcance devem ser reduzidos substancialmente.

Hilux Invencible Hybrid
Hilux Invencible Hybrid apresenta mesmo visual traseiro do modelo elétrico Foto: Divulgação

A Toyota do Brasil ainda não oficializou a chegada da nova geração da picape por aqui, mas deve ser questão de tempo até o modelo atualizado desembarcar por aqui. Com o início das vendas no primeiro semestre de 2026 na Europa, a nova Hilux deve chegar ao Brasil em 2027.

A atual Hilux é produzida em Zárate, na Argentina, e a fábrica deverá receber as atualizações em breve para fabricar a nova picape. O último anúncio de investimentos para a planta argentina aconteceu em 2023, quando a marca japonesa aportou 50 milhões de dólares para fabricar a minivan HiAce.