A Toyota apresentou a nova Hilux na Tailândia e na Europa nesta segunda-feira (10). Para além do visual completamente diferente, a nona geração da picape irá apostar em múltiplas opções de motorização para atender as mais variadas necessidades de seus clientes.
Enquanto rumores apontavam que a picape passaria apenas por uma ‘atualização profunda’, a marca considera a nova Hilux como a nona geração da picape, embora mantenha a mesma plataforma IMV, utilizada pelo modelo desde 2004.
Na nova geração, a Hilux será oferecida com motores a gasolina, diesel, híbrida de 48V, além de opções 100% elétricas e até mesmo com célula de combustível a hidrogênio, programada para 2028. Segundo a Toyota europeia, a picape receberá um novo motor 2.8 turbodiesel (no Brasil, a picape já é 2.8), e as versões a gasolina por lá contarão com motor 2.7 a gasolina. Outra novidade importante é que agora a picape passa a contar com direção com assistência elétrica.
Na Europa, e provavelmente também no Brasil, o conjunto híbrido será instalado no propulsor 2.8 turbodiesel, e a promessa da Toyota é de entregar eletrificação sem comprometer o espaço interno da picape e mantendo a capacidade de carga de “até 1 tonelada” e puxar reboques de até 3.500 kg.
Para clientes que farão off-road, a Toyota afirma que a picape híbrida manterá a capacidade de imersão de 700 mm, isso por conta da posição elevada do motor-gerador elétrico.
Nova geração, novo visual
Para a nona geração da Hilux, a Toyota aposta em uma mudança brusca no visual. A picape agora passa a contar com faróis mais finos, para-choque bem recortado e entradas de ar em posição bem elevada, mesmo nas versões eletrificadas.
Acompanhando o visual dianteiro, a Hilux ganhou também novos para-lamas para manter a continuidade das linhas apresentadas pelo para-choque. O que não mudou foram as portas.
A traseira também foi remodelada e passa a ser bem diferente do modelo atual. As lanternas agora invadem a lateral da picape com um desenho diagonal e possuem desenho interno em C. A tampa da caçamba agora conta com recortes que dão uma impressão de robustez e ostentam o nome da marca impresso na chapa metálica.
O para-choque traseiro da picape mantém o desenho recortado e angulado, mas se destaca pela presença de dois degraus na lateral para facilitar o acesso à caçamba.
Cabine mais moderna
Disponível apenas na variante cabine dupla, a nona geração da Hilux traz avanços significativos na parte interna. Com inspirações no Land Cruiser, o console central traz desenho completamente diferente e destaca o painel digital de 12,3” e a central multimídia de também 12,3 polegadas.
Na Europa, a picape traz ar-condicionado digital de duas zonas e promete evolução em conectividade. A segurança ativa fica por conta do Toyota Safety Sense, que agora conta com assistente de condução ativo, sistema de frenagem de emergência, alerta de ponto cego, alerta de saída segura e câmera de monitoramento de fadiga do motorista.
Mais detalhes sobre a lista de equipamentos serão divulgados somente no fim do ano, quando a picape começará a ser produzida na Tailândia, mas poderá apresentar diferenças em relação a cada mercado.
Hilux Elétrica
A nova geração da Hilux terá uma variante totalmente elétrica pela primeira vez na história da picape. A marca diz que mesmo com a nova motorização, a Hilux BEV manterá a qualidade, durabilidade e confiança.
As baterias serão de íons-lítio e terão 59,2 kWh de capacidade. A tração será integral permanente com 20,9 kgfm de torque no eixo dianteiro e 29,2 kgfm de torque no eixo traseiro.
Os números de potência ainda não foram confirmados, mas o protótipo de Hilux elétrica apresentado na Tailândia tem 195 cv de potência, pouco menos que os 204 cv da Hilux a diesel vendida no Brasil.
O grande porém da Hilux elétrica é justamente o alcance. Na Tailândia, a marca divulga cerca de 300 km ou mais de alcance no ciclo NEDC, porém, o site da Toyota na Europa afirma 240 km de alcance no ciclo europeu de medição WLTP.
Em termos de capacidade, a Hilux elétrica apresenta números “pré-homologação” de 715 kg de carga e 1.600 kg de capacidade de reboque. Utilizando toda sua capacidade, os 240 km de alcance devem ser reduzidos substancialmente.
A Toyota do Brasil ainda não oficializou a chegada da nova geração da picape por aqui, mas deve ser questão de tempo até o modelo atualizado desembarcar por aqui. Com o início das vendas no primeiro semestre de 2026 na Europa, a nova Hilux deve chegar ao Brasil em 2027.
A atual Hilux é produzida em Zárate, na Argentina, e a fábrica deverá receber as atualizações em breve para fabricar a nova picape. O último anúncio de investimentos para a planta argentina aconteceu em 2023, quando a marca japonesa aportou 50 milhões de dólares para fabricar a minivan HiAce.
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