A Volvo apresentou nesta quarta-feira (21) seu mais novo produto global, o EX60. O SUV intermediário da empresa sueca chega com premissa de “mudar o jogo” com uma grande autonomia como principal atrativo.
O novo Volvo é o primeiro carro da marca a utilizar a plataforma SPA3, uma evolução da base que produz EX30 e EX90. Isso significa que o modelo traz diversas inovações tecnológicas para a gama da empresa.
Uma das novidades da nova plataforma é o HuginCore, o sistema de computação central da Volvo que aumenta a eficiência do modelo em todos os momentos, e permite que o carro "pense, processe e tome ação". Isso é possível graças ao chips de NVIDIA e Qualcomm, que fazem com que o EX60 seja capaz de realizar 50 bilhões de operações por segundo.
Em termos visuais, o EX60 carrega elementos dos modelos atuais da marca, mas também traz características próprias. A frente é baixa, totalmente fechada e os faróis mantêm o desenho em T horizontal. Como diferencial estão os projetores de LED abaixo dos faróis principais.
Esse desenho ajuda ao coeficiente de arrasto do modelo ser baixo (0,26), o que ajuda a melhorar justamente o alcance.
Na traseira, as lanternas mantém o desenho em duas peças, mas agora ostentam um desenho muito mais fino, ao contrário do visto no EX30. No mais, a seção permanece bem limpa, como já é tradicional dos carros da marca sueca.
Interior minimalista
O interior também foi modificado, mas mantém referência aos demais modelos da marca. A linguagem minimalista permanece, mas o volante agora conta com apenas dois raios e a tela multimídia agora é horizontal, e não mais vertical.
Por falar na multimídia, ela conta com o Gemini, o assistente de Inteligência Artificial da Google integrado e permite que o cliente converse de forma natural com o assistente. A marca afirma que o sistema de entretenimento é fluido, com carregamento instantâneo de mapas e acesso rápido às funções mais utilizadas.
Para os amantes de música, a Volvo não decepciona e oferece sistema de som premium Bowers & Wilkins com 28 alto falantes, com direito aos equipamentos instalados nos encostos de cabeça dos quatro assentos principais. Além disso, haverá ainda Apple Music e Dolby Atmos pré instalado.
O interior é revestido com materiais naturais de alta qualidade, sempre aliando conforto e sustentabilidade.
Bateria e potência
Debaixo do assoalho está a bateria de 83 kWh, 95 kWh ou 117 kWh, dependendo da versão escolhida. No mercado europeu, a versão de entrada garante 620 km de alcance, enquanto a versão com baterias maiores garante até 810 km segundo o ciclo WLTP.
Na versão P6, o motor é apenas traseiro, que entrega 373 cv de potência, 58,9 kgfm de torque e vai de zero aos 100 km/h em apenas 5,9 segundos.
A versão intermediária P10 AWD já traz também um motor dianteiro, que combina para 509 cv de potência e 72,4 kgfm de torque. Já a versão topo de linha, a P12, também conta com dois motores, mas oferece 679 cv de potência, 80,5 kgfm de torque e aceleração de zero aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Independente da versão, a velocidade máxima é de 180 km/h.
Dimensões
O novo Volvo EX60 mede 4,8 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,63 m de altura e 2,97 m de entre-eixos. Pesando até 2.330 kg dependendo da versão, o desempenho é bem interessante.
O porta-malas tem capacidade para 634 litros de capacidade, que pode ser ampliado para 998 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. O porta-malas dianteiro, garante ainda 91 litros de capacidade extra.
Quando chega?
Segundo a Volvo, o EX60 já está confirmado para o mercado brasileiro. A empresa não revelou data nem versões que serão oferecidas por aqui, mas confirmou a chegada da novidade.
Além do EX60, a Volvo terá mais dois lançamentos já confirmados: EX30 Dual Motor e ES90, ambos 100% elétricos.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!