Os processos de recall são importantíssimos para a segurança dos proprietários dos carros e também das rodovias em geral. Nos Estados Unidos, a Toyota foi obrigada a realizar um recall para mais de 55 mil carros híbridos por conta de um simples parafuso.
Segundo o NHTSA, órgão responsável por administrar o tráfego e a segurança dos automóveis dos Estados Unidos, o inversor (que faz a conversão da energia em corrente contínua das baterias para corrente alternada do motor elétrico) dos carros eletrificados da marca apresentou falha no aperto.
Segundo o órgão, durante a montagem, um parafuso que prende a peça à carroceria está com torque inadequado, o que pode fazer com que o contato elétrico no inversor seja insuficiente, e portanto, o sistema não funcione como deveria.
Em termos práticos, isso pode ocasionar luzes de erro no painel, redução de potência e até mesmo perda repentina de potência.
Quais carros são afetados?
O modelo mais afetado é o Camry, com mais de 51.600 unidades de ano–modelo 2025-2026 precisando retornar aos concessionários. Além disso, 3.761 Corolla Cross também foram convocados pela fabricante.
Todos os modelos tiveram seus motores produzidos na fábrica da Denso no Tennessee, e embora sejam propulsores diferentes (2.5 no Camry e 2.0 no Corolla Cross). Até o momento, nenhum acidente ou lesão foi registrado por conta desse defeito, porém, 34 modelos já haviam sido inspecionados antes do recall e 15 reparos de garantia realizados.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!