A BYD anunciou nesta semana a criação em conjunto com a fabricante de lubrificantes Mobil de uma linha de óleo desenvolvida especialmente para o uso de seus veículos híbridos plug-in. A novidade chega para ser aplicada nos modelos equipados com conjunto DM-i, já presente em diversos modelos no Brasil.
A parceria com a Mobil permite a BYD resolver um problema fundamental dos modelos híbridos plug-in. Dependendo da aplicação, o motor a combustão funciona de forma irregular, ligando e desligando diversas vezes, funcionando por pouco tempo e muitas vezes sem alcançar a temperatura ideal de trabalho.
Esse tipo de funcionamento mais irregular demanda um óleo lubrificante com propriedades específicas, já que, segundo a BYD, o desgaste dos componentes internos do motor é maior, bem como a umidade no óleo.
Segundo dados oficiais, o novo óleo apresenta 50% a mais de resistência ao desgaste quando comparado com outros lubrificantes e 2,5 mais estabilidade contra emulsificação (mistura entre água e óleo).
Atualmente, os carros da BYD utilizam óleo vendido pela própria marca, fabricados pela japonesa Idemitsu. Ainda não se sabe se a fabricante chinesa irá vender os lubrificantes criados em parceria com a Mobil no Brasil.
Entre janeiro e novembro de 2025, a BYD vendeu 4,18 milhões de carrosvendidos na China, enquanto as vendas globais passaram de 900 mil unidades. Segundo a ABVE, somente em 2025, a marca emplacou 47.198 carros híbridos entre janeiro e novembro.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion!