A Fiat prepara uma “revolução” na sua gama de veículos. Para 2026, a principal chegada é a “versão brasileira” do Grande Panda, que deve ditar o padrão visual dos próximos carros da marca por aqui. Entre esses próximos carros, está um SUV de 7 lugares.
Com cinco carros inéditos no Brasil até 2030, o novo SUV deve ser apresentado inicialmente na Europa, mais precisamente no dia 9 de janeiro, no Salão de Bruxelas. Para o evento belga, a Fiat já confirmou a apresentação em primeira mão do Qubo L, “um veículo versátil, com capacidade para até 7 pessoas e também movido a diesel”.
Ainda é cedo para afirmar que o Qubo L será feito no Brasil, mas deve ao menos inspirar o novo SUV nacional. O visual ainda é mistério, porém, o conceito Dolce Camper pode adiantar bastante do modelo de produção.
As linhas do Grande Panda e do Dolce Camper devem inspirar também a segunda geração do Fastback - já em testes nas Europa - e ainda uma picape compacta-intermediária na Europa, conforme a própria Fiat já mostrou em estudos de design.
Caso Grande Panda, Dolce Camper, Fastback e a picape sejam de fato lançados no Brasil, teríamos quatro das cinco novidades prometidas até 2030. O que temos de concreto é que haverá um lançamento inédito da Fiat já em 2026.
Como será o novo SUV brasileiro?
Segundo a Autoesporte, o modelo brasileiro é tratado internamente como projeto F2U e terá dimensões próximas às do Citroën Aircross, que mede 4,40 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos. Assim como o Citroën e o “Grande Panda” nacionalizado, a novidade será produzida a partir da plataforma Smart Car.
A publicação afirma que a novidade da Fiat será lançada já em 2027 e terá preços na casa dos 150 mil reais. O motor será o já conhecido 1.0 T200 híbrido-leve, assim como acontece com as versões topo de linha de Fiat Pulse e Fastback e Peugeot 208 e 2008.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!