x
UAI
Conheça!

Fiat terá SUV de 7 lugares feito no Brasil, diz site

Segundo Autoesporte, novidade será apresentada na Europa antes de chegar ao Brasil

Publicidade
Dolce Camper pode adiantar SUV de 7 lugares da Fiat
Dolce Camper pode adiantar SUV de 7 lugares da Fiat Foto: Divulgação/Fiat

A Fiat prepara uma “revolução” na sua gama de veículos. Para 2026, a principal chegada é a “versão brasileira” do Grande Panda, que deve ditar o padrão visual dos próximos carros da marca por aqui. Entre esses próximos carros, está um SUV de 7 lugares.

Com cinco carros inéditos no Brasil até 2030, o novo SUV deve ser apresentado inicialmente na Europa, mais precisamente no dia 9 de janeiro, no Salão de Bruxelas. Para o evento belga, a Fiat já confirmou a apresentação em primeira mão do Qubo L, “um veículo versátil, com capacidade para até 7 pessoas e também movido a diesel”.

Ainda é cedo para afirmar que o Qubo L será feito no Brasil, mas deve ao menos inspirar o novo SUV nacional. O visual ainda é mistério, porém, o conceito Dolce Camper pode adiantar bastante do modelo de produção.

As linhas do Grande Panda e do Dolce Camper devem inspirar também a segunda geração do Fastback - já em testes nas Europa - e ainda uma picape compacta-intermediária na Europa, conforme a própria Fiat já mostrou em estudos de design.

Projeção da nova identidade visual da Fiat inspirado no Grande Panda
Projeção da nova identidade visual da Fiat inspirado no Grande Panda Foto: Dviulgação/Fiat

Caso Grande Panda, Dolce Camper, Fastback e a picape sejam de fato lançados no Brasil, teríamos quatro das cinco novidades prometidas até 2030. O que temos de concreto é que haverá um lançamento inédito da Fiat já em 2026.

Como será o novo SUV brasileiro?

Fiat conceito azul e preto em fundo azul com objetos na mesma tonalidade.
Fiat SUV concept Foto: Fiat/Divulgação

Segundo a Autoesporte, o modelo brasileiro é tratado internamente como projeto F2U e terá dimensões próximas às do Citroën Aircross, que mede 4,40 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos. Assim como o Citroën e o “Grande Panda” nacionalizado, a novidade será produzida a partir da plataforma Smart Car.

A publicação afirma que a novidade da Fiat será lançada já em 2027 e terá preços na casa dos 150 mil reais. O motor será o já conhecido 1.0 T200 híbrido-leve, assim como acontece com as versões topo de linha de Fiat Pulse e Fastback e Peugeot 208 e 2008.