x
UAI
acabou

CAOA encerra produção da Hyundai em Anápolis e inicia nova fase

Fábrica goiana põe fim a uma parceria de 26 anos e passa a focar exclusivamente nas marcas chinesas

Publicidade
Credito CAOA Chery/Divulgacao - Fabrica da CAOA Chery em Jacarei, em Sao Paulo.
Credito CAOA Chery/Divulgacao - Fabrica da CAOA Chery em Jacarei, em Sao Paulo. Foto: Credito CAOA Chery/Divulgacao - Fabrica da CAOA Chery em Jacarei, em Sao Paulo.

A CAOA confirmou o fim da produção de veículos da Hyundai em sua fábrica de Anápolis (GO) — marco o encerramento de uma parceria de 26 anos — e direciona agora a planta exclusivamente para marcas chinesas: Chery e Changan. 

O último Hyundai produzido localmente, um caminhão leve HR, saiu da linha de montagem em 31 de outubro de 2025. Com isso, a fábrica deixou de produzir o Creta, HB20 e HR — nomes que marcaram a história da Hyundai no Brasil. 

Com a mudança, a CAOA reforça a presença da Chery: os SUVs Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8 já são montados em Anápolis. A meta da montadora é ampliar a capacidade anual do polo de 80 mil para 160 mil veículos — com investimento de aproximadamente R$ 3 bilhões — visando atender à crescente demanda por SUVs e preparar o terreno para a chegada da Changan. 

AVATR 012 Kim Jones Edition
AVATR 012 Kim Jones Edition representa o ápice da tecnologia da Changan Foto: Eduardo Lucizano/Vrum

Segundo a CAOA e seus controladores, a produção da Changan no Brasil está prevista para começar em 2026. O plano representa não apenas um novo capítulo industrial, mas também uma estratégia de consolidação no mercado nacional, apostando no apelo e na diversificação ofertada pelas marcas asiáticas.