A Chevrolet surpreendeu ao anunciar que o compacto elétrico Spark EUV seria fabricado no Brasil. Segundo o portal Inside EVs, a montagem dos carros acontecerá a partir do dia 3 de dezembro no Polo Automotivo do Ceará.
A produção será realizada pela Comexport, empresa já conhecida por realizar comércio e importação de produtos. A fábrica já existe e está localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará.
A estratégia não deve reduzir os R$ 159.990 cobrados pelo Spark EUV no primeiro momento, porém, deverá ampliar a oferta pelo modelo elétrico mais acessível da Chevrolet no país, e que já figura entre os elétricos mais vendidos.
Segundo o InsideEVs, o contrato entre Comexport, Governo do Ceará e os demais parceiros industriais envolvidos no projeto, permitirá uma transferência de tecnologia, o que promete acelerar a produção local de alguns componentes da linha de montagem.
Esse sistema permite que algumas peças desses veículos sejam produzidas no Brasil, ao contrário dos regimes de SKD e CKD, adotados por outras fabricantes de carros eletrificados, onde as peças chegam em kits da China. Porém, a produção de componentes locais deve demorar a acontecer.
A projeção inicial é de 400 unidades por mês, com capacidade de ampliação conforme a demanda. Desde o lançamento, o Spark EUV vem aumentando a quantidade de unidades vendidas. Em Agosto, 254 unidades foram emplacadas. No mês seguinte, o volume passou para 357 unidades, antes de conquistar 415 unidades em outubro.
A fábrica do PACE (Polo Automotivo do Ceará) tem capacidade para produzir até 80 mil veículos anualmente, e foi projetada para atender diversas marcas de forma simultânea. A própria General Motors já deixou aberta a possibilidade de produzir outros modelos na fábrica, como o Captiva, vendido no Brasil na versão elétrica e em versão híbrida plug-in em outros países.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion