O Salão do Automóvel de 2025 marcou a chegada de mais uma empresa chinesa no Brasil, a Changan, que desembarca em parceria com o grupo CAOA, já responsável pela distribuição e até mesmo produção de alguns modelos da Chery.
O início da parceria foi marcado pela assinatura de documentos entre Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho (filho do fundador da CAOA e um dos presidentes da empresa) e Song Shuang, gerente geral da Changan na América do Sul, bem como a apresentação de dois modelos da marca AVATR.
A operação da Caoa Changan será realizada com duas linhas de produtos. A primeira serão carros da marca Changan, que devem ser mais generalistas e posicionados em uma gama de preços ampla.
Na coletiva, os modelos exibidos foram os da linha AVATR, marca de carros elétricos de luxo e que deve ter um público premium.
O primeiro carro exibido foi o AVATR 012, um sedan de luxo com visual futurista, medindo 5 metros de comprimento, 2 m de largura e 3 de entre-eixos.
A unidade do Salão é de uma edição limitada co-desenhada por Kim Jones, diretor artístico das marcas de alta costura Dior e Fendi. O sedã se destaca pelos faróis full-LED extremamente finos, rodas de 21 polegadas e câmeras no lugar dos retrovisores.
O veículo conta com dois motores elétricos que entregam 547 cv de potência e baterias de 93 kWh de capacidade, que garantem 650 km de alcance.
Na opção topo de linha na China, o modelo conta com dois motores que combinam para 578 cv de potência e 65 kgfm de torque e tração integral. O alcance, dependendo do pacote de baterias, é de 680 km no padrão de medição chinês.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!