A Toyota está planejando uma mudança importante na sua estratégia comercial para seus carros. A tendência é que a partir dos próximos lançamentos, a marca leve uma década para atualizar seus modelos, com nove anos entre grandes mudanças visuais entre os modelos.
Segundo o jornal japonês Nikkei, a nova estratégia vai ampliar de sete para até nove anos entre grandes mudanças nos modelos da marca. As fontes afirmam que o foco da marca japonesa será atualizações por software e até mesmo facelifts, com mudanças de plataforma levando mais tempo.
O jornal afirma que essa mudança dará mais flexibilidade para a Toyota investir na eletrificação de seus carros e há ainda a possibilidade dessa previsibilidade favorecer ainda mais os carros da Toyota no mercado de seminovos.
Mudança pode ajustar produção
Um dos principais problemas que a Toyota vem enfrentando com o Land Cruiser, por exemplo, é justamente a alta demanda pelo SUV. Com um ciclo de vida maior, os clientes podem esperar um pouco mais para comprar o carro, o que ajudaria a Toyota a ajustar a cadeia de fornecedores, por exemplo.
Essa nova abordagem já está sendo vista nos Estados Unidos no Camry e também na Hilux, considerando o mercado brasileiro. A plataforma da IMV da Hilux já completa quase 20 anos de produção, apesar de estar caminhando para a quarta mudança visual desde 2006.
Lojistas são contra
Segundo o jornal japonês, os principais opositores dessa estratégia são os concessionários da marca, que são cerca de 230 somente no Japão. A preocupação dos lojistas é que ampliando o ciclo de vida desses carros, o preço caia bastante e as margens de lucro para os concessionários sejam reduzidas substancialmente.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion