A Denza, divisão de luxo da BYD, fez sua estreia oficial no mercado brasileiro nesta segunda (24) durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. A marca apresentou seu primeiro modelo para o país na última semana. O SUV híbrido off-road Denza B5, teve o seu preço divulgado e chega por R$ 436.000, marcando o início das operações locais e a estratégia de expansão da empresa no segmento premium eletrificado.
Criada em 2010 em parceria com a Mercedes-Benz e totalmente assumida pela BYD em 2024, a Denza desembarca no Brasil em um momento de forte aquecimento dos veículos eletrificados. A marca terá rede própria de concessionárias.
O B5 será o responsável por inaugurar esse novo posicionamento. Inspirado na estética de um leopardo, o SUV aposta em linhas musculosas, cabine refinada e um pacote técnico robusto para uso em qualquer tipo de terreno. Com quase cinco metros de comprimento, construção sobre chassi e três bloqueios de diferencial, o modelo combina proposta off-road com foco em luxo e tecnologia.
Baseado na plataforma DMO (Dual-Mode Off-Road), o B5 utiliza motor 1.5 turbo aliado a dois motores elétricos — um para cada eixo — que garantem tração integral permanente e potência combinada na casa dos 680 cv, com torque de 77,5 kgfm. O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 s, mesmo movendo uma carroceria de quase três toneladas. O sistema híbrido é alimentado por uma bateria Blade de 31,8 kWh, suficiente para cerca de 100 km de autonomia elétrica e cerca de 1.200 km no total. Em condições ideais, a bateria pode recuperar carga em poucos minutos em carregadores rápidos.
A Denza também confirmou os preços dos próximos lançamentos, que chegam ao país em 2026. No primeiro semestre, desembarca o Denza Z9 GT, o modelo mais tecnológico e sofisticado da marca, com preço anunciado de R$ 650.000. Na segunda metade do ano, será a vez da van executiva de luxo Denza D9, que chega por R$ 800.000.
Com a chegada da Denza, a BYD passa a atuar em um novo patamar no Brasil, ampliando a estratégia de eletromobilidade e mirando diretamente o segmento premium — agora com produtos de luxo, alta tecnologia embarcada e proposta de experiência diferenciada.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!