A Prefeitura de São Paulo comunicou que o Rodízio Municipal de Veículos será suspenso nesta sexta-feira (21). A decisão ocorre devido Dia da Consciência Negra, celebrado na quinta (20) - a restrição também não vai vigorar no feriado nacional.
Desta forma, os carros com placas com final 7 e 8, na quinta-feira, e 9 e 0, na sexta, vão poder circular normalmente das 7h até 10h e das 17h até 20h. As restrições, entretanto, serão mantidas ao longo da sexta nos seguintes casos:
- Rodízio de veículos pesados (caminhões);
- Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
- Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).
- Não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.
Veja como funciona o rodízio em dias úteis
As restrições são válidas de segunda a sexta-feira nos seguintes horários: das 7h às 10h e das 17h às 20h, conforme o final das placas do carros. Por exemplo, na segunda-feira, os veículos com finais 1 e 2 não podem circular. Veja a tabela abaixo.
Segunda-feira: Placas finais 1 e 2
Terça-feira: Placas finais 3 e 4
Quarta-feira: Placas finais 5 e 6
Quinta-feira: Placas finais 7 e 8
Sexta-feira: Placas finais 9 e 0
A restrição, porém, acontece apenas em vias do centro expandido da cidade e nas vias que fazem a delimitação do minianel viário. São elas: Marginais Tietê e Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Avenida Afonso d’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, Avenida Tancredo Neves, Rua das Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo, Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Avenida Salim Farah Maluf.
A história do rodízio
O rodízio de veículos iniciou na cidade de São Paulo pela primeira vez em 1997, com o intuito de diminuir o trânsito em horários de pico e reduzir os impactos da poluição atmosférica.
Devido à abundância de veículos em circulação, atualmente estimada em cerca de 9 milhões, segundo o Departamento de Trânsito (Detran-SP), a medida foi criada como uma tentativa de organizar o trânsito, além de ajudar a diminuir a emissão de gases poluentes em áreas mais movimentadas.
Além disso, o rodízio ajuda a aliviar a pressão sobre o sistema viário da capital, especialmente em horários de maior fluxo, como as manhãs e finais de tarde. A cidade paulistana tem um dos trânsitos mais intensos do mundo, e sem o rodízio, engarrafamentos poderiam se tornar ainda piores.
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