A Volkswagen informou, nesta segunda-feira (17), que já superou 60 mil unidades produzidas do Tera. A fabricação do SUV começou cerca de sete meses atrás, em 2 de abril, na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo.
A quantidade é mais uma impressionante do VW Tera. Em cinco meses de vendas, o modelo soma mais de 31 mil emplacamentos, sendo o SUV mais comercializado do Brasil em setembro e outubro. Além disso, foram 22.416 unidades exportadas, sendo o segundo carro mais embarcado da marca em 2025.
Chegada do Tera muda a VW
Como já previa o sucesso do Tera no mercado nacional, a Volkswagen promoveu mudanças em sua logística. Para abrigar o novo SUV em Taubaté, a empresa moveu parte do volume do Polo Track para a fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Na mesma unidade da Região Metropolitana de São Paulo, para receber o hatch, parte da produção do sedã Virtus foi distribuída para a planta de São José dos Pinhais, no Paraná.
A Volkswagen afirma que a produção do Tera gerou 260 novos empregos próprios na fábrica de Taubaté, sendo 40% mulheres, e cerca de 2.600 empregos indiretos, na cadeia de fornecedores.
Além disso, a VW diz que o Tera está gerando um volume de R$ 3,23 bilhões em compras de peças apenas em 2025. Com índice de 80% de nacionalização, o SUV conta com 241 fornecedores, dos quais mais de 230 são empresas brasileiras.
Vai chegar no top-10?
A Volkswagen é uma das empresas de maior sucesso no Brasil. Ao longo de sua trajetória, a fabricante alemã produziu diversos modelos icônicos no país. Fica a expectativa, agora, se o Tera entrará no ranking dos mais produzidos.
Abaixo, confira a lista dos carros da Volkswagen mais fabricados em território brasileiro. O ranking tem Gol, Fusca e outras lendas da marca.
-
Gol: 8,5 milhões
-
Fusca: 3 milhões
-
Fox + CrossFox: 2,1 milhões
-
Saveiro: 1,7 milhão
-
Kombi: 1,5 milhão
-
Voyage: 1,5 milhão
-
Polo: 1 milhão
-
Brasília: 950 mil
-
Parati: 912 mil
-
T-Cross: 553 mil
-
Golf: 550 mil
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!