x
UAI
Modernidade!

Toyota Hilux híbrida chega à Argentina; produção pode começar em breve

Uma única unidade chegou ao terminal de cargas do aeroporto de Buenos Aires e aumenta rumores

Publicidade
Toyota Hilux Invincible X é vendida na Europa e Oceania
Toyota Hilux Invincible X é vendida na Europa e Oceania Foto: Divulgação/Toyota

A Toyota argentina já deixou claro que planeja realizar a produção local da Hilux com motorização híbrida-leve. Já vendida em outros mercados como Reino Unido e Austrália, uma unidade acabou de desembarcar na Argentina, e pode dar indícios de que a produção local se aproxima.

Segundo o flagra obtido pelo Motor1.com/Inside EVs Argentina, uma Hilux Invincible X Hybrid desembarcou no aeroporto de Ezeiza. Essa se trata de uma unidade da Hilux com sistema híbrido de 48V junto do motor turbodiesel. No Reino Unido, essa é a versão mais cara da picape.

Hilux híbrida desembarcou na Argentina sem emblemas da Toyota e com pintura faltando
Hilux híbrida desembarcou na Argentina sem emblemas da Toyota e com pintura faltando Foto: Reprodução/InsideEVs/Motor1

Fontes ouvidas pelo Motor1.com da Argentina confirmaram que a unidade foi trazida pela própria Toyota, mas não especificaram qual será o uso da picape. É possível que o veículo seja usado para gravação de comerciais por aqui, visto que conta com volante no lado direito, ou pode sirva para comparação do sistema híbrido local com o feito na Inglaterra, ou até mesmo testes específicos em situações que não são encontradas na Europa.

Como é o sistema híbrido da Hilux?

Toyota Hilux Hybrid 48V
Toyota Hilux Hybrid 48V Foto: Divulgação/Toyota

A Hilux híbrida conta com um sistema de 48 Volts, que auxilia o já conhecido 2.8 turbodiesel. O motor extra entrega 16 cv e 6,6 kgfm de torque, e não tem força suficiente para mover as rodas da picape de forma independente, mas reduz o esforço em acelerações.

Além disso, a bateria auxiliar de 4,3Ah garante que os sistemas elétricos e o ar-condicionado sigam em funcionamento quando o motorista parar em um semáforo e o propulsor a combustão for desligado pelo sistema start-stop.

Apesar da Toyota ser pioneira na eletrificação, a Hilux híbrida ainda não tem data para ser vendida por aqui. A marca anseia sua produção no país vizinho, mas segundo o jornal Nikkei, a Argentina foi selecionada para produzir a versão elétrica da picape, que será uma realidade na próxima geração.

Não será a primeira do mercado

Líder no segmento das médias, a Toyota já perdeu a corrida para a BYD Shark, a primeira picape média híbrida plug-in do mercado brasileiro. Em breve teremos ainda a média GWM Poer e a Fiat Toro com sistema híbrido também de 48 volts. Porém, resta saber se o motor eletrificado será o 2.2 turbodiesel ou o T270 flex.

Fonte: InsideEVs Argentina