x
UAI
65 cv extras

Stellantis prepara versão mais potente de motor usado na Ram Rampage

Hurricane 4 ganha mais pressão de turbina e tecnologias sofisticadas para oferecer 324 cv de potência

Publicidade
Novo motor Hurricane 4 da Stellantis
Novo motor Hurricane 4 da Stellantis Foto: Divulgação

A Stellantis está com novidades para o motor Hurricane 4. Usado nos Estados Unidos em uma ampla quantidade de carros e presente no Brasil na Ram Rampage, o propulsor passou por mudanças e a potência foi ampliada para 337 cv.

Mantendo ainda o nome de Hurricane 4, o motor é considerado ‘completamente novo’ pelos engenheiros da Stellantis e consegue entregar níveis de potência “dignos de motores seis cilindros”.

Segundo a fabricante, o motor recebeu um novo sistema de injeção de combustível chamado de “jato turbulento”, que basicamente consiste em uma ‘pré-câmara de combustão’ com uma vela acima do pistão. Esse sistema faz com que a mistura ar-combustível seja super comprimida e aumenta a eficiência térmica da mistura.

Cada pistão terá duas velas de ignição, sendo que a segunda poderá fazer parte do processo de combustão em situações de alta exigência como reboque e acelerações pesadas.

Além disso, o novo motor Hurricane conta ainda com turbina de geometria variável, injeção de combustível direta e indireta, bomba d’água de acionamento elétrico e bomba de óleo com deslocamento variável.

A Stellantis afirma que com as novas modificações, além do aumento de potência, o novo motor apresenta uma redução de 10% em consumo de combustível e 20% a mais de potência que o propulsor antigo.

O Hurricane de ‘primeira fase’ entrega 272/274 cv e cerca de 40 kgfm de torque, sendo aplicado em Jeep Wrangler e Ram Rampage. Agora, com 337 cv e 45,9 kgfm de torque, o propulsor será substituído de antigos motores V6 da Stellantis, que ofereciam 297 cv e 35 kgfm.

O primeiro produto a contar com o novo motor será o Jeep Grand Cherokee 2026, onde será utilizado em versões somente a gasolina, híbridas e híbridas plug-in.