x
UAI
cancelado

Free Flow: Governo de SP cancela 12 pedágios após polêmicas

A retificação no projeto original inclui estradas administradas por concessionárias e outras geridas pelo próprio estado de São Paulo

Publicidade
Pedágio Free Flow
Pedágio Free Flow Foto: Divulgação/CCR

O governo de São Paulo decidiu cancelar a instalação de 12 pedágios sem cancela, conhecidos como Free Flow, em diversas rodovias do estado. A decisão ocorre após polêmicas sobre o novo sistema de cobrança, que já rendeu mais de 2 milhões de multas por falta de pagamento.

Pedágio Free Flow
Pedágio Free Flow Foto: Divulgação/CCR

A retificação no projeto, anunciada pela gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), inclui estradas administradas por concessionárias e outras geridas pelo próprio estado de São Paulo.

Ao todo, cinco pedágios da concessão Sorocabana serão utilizados apenas para a contagem de veículos. Já na rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), no Litoral Norte, dois pórticos foram desativados. Outros três que seriam colocados em Piracicaba foram cancelados.

O baixo número de clientes cadastrados no sistema de pagamento é um dos principais motivos para a decisão do governo estadual. Além disso, a gestão de Tarcísio alega que a cobrança eletrônica por trechos depende de ajustes nas concessões e no cálculo das tarifas.

Apesar do recuo, o governo de São Paulo não descarta retomar a instalação dos pedágios Free Flow nesses trechos futuramente. A administração estadual, ainda, mantém a previsão de implementação dos pórticos na Castello Branco (SP-280) e na Anhanguera (SP-330).

Atualmente, o Free Flow está ativo na Rio Santos (SP-055), entre Bertioga e São Sebastião, no Litoral Norte, em trecho gerido pela Ecovias.