A Toyota revelou oficialmente o novo Land Cruiser FJ, modelo que promete levar o espírito aventureiro da família Land Cruiser para um formato mais acessível e compacto. Previsto para chegar ao mercado em meados de 2026, o SUV tem foco em mercados da Ásia, América Latina e África, e não será vendido nos Estados Unidos, segundo confirmou a marca.
O FJ é construído sobre a plataforma IMV, a mesma que serve de base para a Hilux e o Fortuner, garantindo robustez e aptidão para o fora de estrada. Suas dimensões — 4,57 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,96 m de altura e entre-eixos de 2,58 m — o posicionam entre os utilitários médios, com proporções equilibradas entre capacidade off-road e uso urbano.
Sob o capô, o novo Land Cruiser FJ traz um motor 2.7 litros a gasolina (2TR-FE) de quatro cilindros, com 161 cv e 24,6 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de seis marchas e sistema de tração 4x4 part-time. Embora o desempenho não seja o foco, o conjunto prioriza confiabilidade e resistência — duas características históricas da linha Land Cruiser.
O design mistura nostalgia e funcionalidade. O SUV traz duas opções de dianteira, uma com faróis circulares e outra com assinatura em “C” nos DRLs, ambas com a clássica grade com o nome “TOYOTA” em letras grandes. Os parachoques removíveis, tanto na frente quanto atrás, facilitam reparos após trilhas, e as molduras largas de para-lama reforçam o visual robusto.
Por dentro, o FJ mantém o estilo simples e prático dos utilitários da marca, com painel digital, central multimídia ampla e comandos físicos dedicados ao ar-condicionado e aos modos off-road. A Toyota afirma que o modelo preserva o “espírito Land Cruiser” com foco em durabilidade, capacidade de tração e facilidade de manutenção.
Apesar de ainda não confirmado para o Brasil, o Land Cruiser FJ tem potencial para agradar quem busca um SUV autêntico e voltado à aventura, mas sem o porte e o preço dos modelos maiores da linha. Se chegar por aqui, deverá disputar espaço com SUVs médios de perfil mais urbano, apostando no apelo retrô e na reputação de resistência da Toyota.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!