x
UAI
Ofensiva!

Toyota terá SUV cupê inédito com base de Corolla, diz site

Fabricante pretende aumentar sua gama de produtos e participação no mercado brasileiro

Publicidade
Corolla será a base para mais um SUV da Toyota nos próximos anos
Corolla será a base para mais um SUV da Toyota nos próximos anos Foto: Divulgação/Toyota

A Toyota é uma das fabricantes de maior sucesso no mercado brasileiro. O tradicional sedã Corolla foi o principal responsável por criar a fama positiva da marca japonesa, e segundo o site Autos Segredos, a base do três volumes servirá de base para um inédito SUV cupê da Toyota, que chega em 2028.

Esse será o segundo modelo derivado da plataforma do Corolla que será lançado pela Toyota nos próximos anos. Chamada de TNGA (Toyota New Global Architecture), essa plataforma possui até seis variações e permite carros de motorizações variadas.

Entre as seis variações, o Corolla usa a base TNGA-C, também utilizada pelo Prius, Corolla Cross, Lexus UX, entre outros. Além do SUV Cupê, essa mesma base servirá para o desenvolvimento e construção de uma picape intermediária baseada no Corolla Cross.

Corolla chinês aposta em visual mais ousado para se manter no mercado
Visual pode ser inspirado na linha de design apresentada na Europa e na China Foto: Reprodução/Weibo

Segundo Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, o novo SUV Cupê da Toyota terá entre-eixos de 2,70 metros e comprimento na casa dos 4,60 m, dimensões idênticas às do Corolla sedã. Apesar das dimensões próximas ao Corolla sedã e ao Corolla Cross, os modelos irão coexistir com a novidade.

Modelo será híbrido plug-in

Debaixo do capô, o SUV cupê contará com uma novidade importante entre os modelos nacionais: Será híbrido plug-in flex.

O Autos Segredos afirma que o conjunto será o mesmo apresentado no protótipo Prius Plug-in Flex, que não teve sua motorização revelada. Entretanto, nos Estados Unidos, por exemplo, o Prius Plug-in traz motor 2.0 de 152 cv e 21,2 kgfm de torque junto de um motor elétrico de 160 cv de potência. Combinados, os motores entregam 223 cv.

No Prius, as baterias possuem 13,6 kWh de capacidade e garantem 86 km de alcance em modo 100% elétrico segundo padrões de medições da Europa (WLTP).

O site diz que somente as versões mais caras do SUV cupê serão equipadas com esse conjunto inovador, e que as opções de entrada do modelo usarão o conjunto híbrido já conhecido de Corolla e Corolla Cross.

O motor já existente é menos potente, não permite ser recarregado em fontes externas e conta com motor 1.8 de 101 cv e 14,5 kgfm de torque e motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, combinando para 122 cv de potência.