O Renault Kwid elétrico está cada vez mais próximo de ser lançado no Brasil, mas na Europa, onde é vendido sob a marca romena Dacia, o subcompacto recebeu novidades muito interessantes. Agora existem duas opções de motores, mais potentes que os anteriores e outras novidades mecânicas, que deixam o carro mais seguro.
Segundo a Dacia, o Spring 2026 (como é chamado por lá), passou por mudanças estruturais e mudanças no posicionamento da bateria. A ideia é fazer com que a estrutura fique mais firme e melhore e distribuição do peso do veículo.
O Spring também passa a oferecer barras anti-rolagem pela primeira vez. Essa novidade melhora a estabilidade do compacto e forçou a Dacia a instalar uma nova configuração amortecedores e molas.
Na linha 2025 europeia, o Spring trouxe como novidades o visual atualizado, novas rodas de 15 polegadas e direção com assistência elétrica, substituindo a assistência hidráulica.
A principal mudança está na motorização. Os motores de 45 cv e 65 cv de potência foram substituídos por unidades de 70 cv e 100 cv, respectivamente. A nova motorização oferece até 20% de torque extra em velocidades entre 80 e 120 km/h.
Segundo a Dacia, a bateria também foi substituída e agora conta com 24,3 kWh de capacidade, o que garante 225 km de alcance total segundo o ciclo WLTP europeu. A recarga também está melhor e o carregador de 40 kW de força (o anterior era 30 kW) permite a bateria ir de 20% a 80% em apenas 29 minutos.
O que não mudou no Dacia Spring, entretanto, é a capacidade de transportar apenas quatro passageiros de forma simultânea e os preços acessíveis. Na Europa, o modelo varia entre 16.900 euros () e já traz painel de instrumentos digital, mas fica devendo ar-condicionado.
No Brasil, o Kwid E-tech 2026 será lançado ainda nesta semana. Atualmente, a versão elétrica do Kwid traz motor de 65 cv de potência e custa R$ 99.990.
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