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Seria uma boa pedida?

Toyota apresenta Prius híbrido plug-in flex, mas não deve vendê-lo

Tecnologia pode equipar modelos futuros no Brasil, mas ainda está distante de chegar às ruas

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Toyota Prius de quinta geração está no Brasil apenas para desenvolver tecnologias
Toyota Prius de quinta geração está no Brasil apenas para desenvolver tecnologias Foto: Divulgação

A Toyota estará presente na feira Fenasucro & Agrocana em Sertãozinho, interior de São Paulo, entre os dias 12 e 15 de agosto. A marca exibirá seus modelos na feira, mas terá no Prius híbrido plug-in flex uma atração diferenciada e que pode indicar o futuro da marca por aqui.

O modelo é tratado pela marca como um protótipo e faz parte da estratégia multi-abordagem da Toyota sobre descarbonização. Diferente de outras marcas, a Toyota nunca se comprometeu a se tornar elétrica no futuro, mas visa sempre oferecer opções variadas, já que entende que há vantagens em diversas tecnologias. A híbrida plug-in flex consegue reduzir emissões de CO2 em até 90%, se usar o etanol e a carga das baterias.

No evento, o modelo estará exposto e usará a energia das baterias para servir café para os visitantes do stand da marca. Graças à tecnologia V2L, carros elétricos e híbridos plug-in podem servir como fontes de energia, dependendo basicamente de um cabo especial.

Atualmente, a estratégia de eletrificação da Toyota no Brasil contempla veículos híbridos flex com Corolla e Corolla Cross, produzidos localmente. A dupla ganhará o reforço do Yaris Cross nos próximos meses, que promete ser um dos híbridos mais acessíveis do país.

A marca oferece somente um híbrido plug-in, o RAV4, que custa R$ 402 mil. A vantagem dessa tecnologia é que o consumidor consegue recarregar a parte elétrica do sistema em tomadas ou carregadores públicos e rodar até 55 km em modo exclusivamente elétrico.

Prius não deve vir ao Brasil

O Prius é o híbrido mais famoso da Toyota em todo o mundo, tendo sido inclusive o primeiro veículo híbrido produzido em massa, em 1997. O modelo chegou a ser vendido no Brasil entre a terceira e quarta geração, mas a atual versão do Prius, lançada em 2022, só veio ao país no contexto de veículo experimental.

No Japão, o modelo é um pouco mais acessível que o RAV4, mas considerando frete e impostos de importação, a Toyota deve entender que oferecer o modelo seja inviável, mesmo que por um baixo volume. Além disso, a marca já conta com híbridos nacionais, e não precisa mais apresentar sua tecnologia ao público.