A Toyota é conhecida por seus carros extremamente confiáveis, mas quem gosta de veículos de performance também reconhece os esforços da montadora japonesa em produzir carros esportivos. Nos últimos 15 anos, a marca lançou veículos como Lexus LFA, Toyota GT/GR 86 e Supra. Esses dois últimos com ajuda de Subaru e BMW, respectivamente, que se juntaram à Toyota para reduzir custos.
Em entrevista para a revista australiana Drive, Sean Hanley, chefe de vendas e marketing da Toyota da Austrália revelou que a empresa tem o que é necessário para criar um carro esportivo de forma totalmente independente, e ainda afirmou que haverá um esportivo criado pela divisão esportiva Gazoo Racing.
Nos últimos anos, modelos como GR Corolla e GR Yaris mostraram todo o potencial da Toyota de produzir esportivos sem contar com ajuda de outras marcas. No caso de GT/GR86 e Supra, os dois modelos contavam com motores desenvolvidos por Subaru e BMW, mas tiveram suas versões nas respectivas marcas (Subaru BRZ e BMW Z4).
Lexus terá esportivo
A Lexus, divisão de luxo da Toyota, prepara há algum tempo um novo supercarro, que promete ser o sucessor espiritual do LFA, produzido entre 2010 e 2012. A expectativa é que a novidade chegue ao mercado em 2027, porém, o executivo não estava falando sobre esse modelo.
Rumores apontam que o novo modelo da Toyota pode ser uma nova geração do Toyota Celica, produzido até 2006, embora a marca ainda não tenha mostrado nenhum conceito, ou pista concreta.
Desde 2015, existem rumores de um modelo esportivo de entrada para a gama da Toyota, baseado no conceito S-FR. Esse conceito nunca se tornou um carro de produção, mas outro conceito, o FT-Se, apresentado em 2023 como um modelo da GR, tem grandes chances de se tornar real, especialmente com o fim do Supra em 2026.
FT-Se é a sigla para ‘Future Toyota Sports Electric’ ou “Futuro Toyota elétrico esportivo” em uma tradução livre, e como o próprio nome diz, será um carro elétrico com desempenho digno da divisão de competição da marca japonesa.
O conceito tem 4,38 metros de comprimento, espaço somente para duas pessoas e volante parecido com carros de competição. Nos próximos meses, a Toyota pode dar mais dicas sobre o esportivo, especialmente no Salão de Mobilidade do Japão, que acontece a partir do dia 30 de outubro.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion