A Stellantis revelou uma inovação que promete elevar o padrão de desempenho, eficiência e praticidade dos veículos elétricos (EVs) produzidos no continente europeu. Com o apoio da Saft, divisão da gigante energética TotalEnergies, o grupo apresentou uma nova tecnologia de bateria que integra inversor e carregador diretamente no módulo da bateria, eliminando a necessidade de componentes externos.
O primeiro protótipo, baseado no Peugeot E-3008, já demonstra avanços significativos. A arquitetura mais enxuta e integrada não só economiza espaço, como também reduz o peso e melhora a eficiência energética. Segundo os dados iniciais, o sistema apresenta uma eficiência 10% superior em relação às baterias tradicionais de mesmo tamanho.
Além disso, a potência máxima também aumentou, passando de 201 cavalos para 231 cavalos, enquanto o conjunto total perdeu 40 kg e liberou 17 litros de espaço físico — uma conquista significativa no projeto de qualquer carro elétrico.
O tempo de recarga também foi reduzido. Em um carregador AC comum de 7 kW, por exemplo, a carga completa caiu de 7 para cerca de 6 horas, uma redução de 15% que faz diferença no uso cotidiano. E como a bateria também fornece energia para o sistema elétrico auxiliar de 12 volts, a centralização dos componentes reduz ainda mais a complexidade da montagem e manutenção.
Apesar dos números animadores, a tecnologia ainda está em fase de testes. A próxima etapa inclui ensaios em estradas com condições reais de uso, e se tudo seguir conforme o cronograma, a Stellantis espera colocar essa nova geração de baterias em veículos de produção até o fim da década.
A expectativa é que a solução permita baratear os modelos elétricos sem abrir mão de desempenho ou autonomia.
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